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WhatsApp para vender e fidelizar clientes: como utilizar?

Isabela Braga

por Isabela Braga
Marketing de conteúdo
isabela.braga@monde.com.br

Você usa o WhatsApp para vender e fidelizar clientes? O aplicativo atingiu este ano a marca de 1,5 bilhão de usuários mensais, e segundo dados divulgados no ano passado, cerca de 120 milhões são brasileiros. As pessoas têm buscado praticidade e agilidade em suas interações, e o formato dinâmico de comunicação que o WhatsApp fornece torna-o uma ferramenta muito útil para vendas e fidelização dos clientes.

Neste artigo, separei dicas para que você transforme o WhatsApp da sua agência de viagens em uma ferramenta de interação, vendas e fidelização.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo de mensagens para empresas. Existem alguns fatores nesta ferramenta que tornam-a positiva para quem tem um negócio e deseja ter um perfil profissional para comunicação com os clientes.

1- A primeira possibilidade é adicionar uma descrição sobre sua empresa, o horário de atendimento e site. Isso é muito importante para manter o perfil da agência padronizado e profissional.

2- Outro recurso muito interessante é o de mensagens automáticas. É possível configurar textos que serão enviados quando você não puder responder. Assim, se algum cliente contatar a agência fora do horário comercial, terá um retorno.

3- Por fim, esta versão da ferramenta permite a análise de algumas estatísticas: mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Versão pessoal e profissional do aplicativo

Existe a possibilidade de fazer a migração da sua conta pessoal do WhatsApp para o business, mantendo o mesmo número de contato.

Se você optar por essa migração, faça o backup das conversas e contatos pessoais, mas fique atento, é possível migrar do pessoal para o business, mas não é possível retornar.

Veja um passo a passo de como realizar o backup: clique aqui

O ideal é que você tenha as duas versões baixadas no celular com dois chips, já que não é possível ter duas contas vinculadas ao mesmo número. Mantenha um número pessoal e um profissional. Você pode designar um funcionário para responder as mensagens, e se não quiser sobrecarregá-lo, reveze durante a semana.  

WhatsApp business no computador

O procedimento para usar a versão business no computador é o mesmo do pessoal. Basta acessar o WhatsApp Web Business no Google e ir nas configurações do aplicativo no celular, selecionar “WhatsApp Web” e conectar. Assim as respostas podem ser mais rápidas e fica mais fácil visualizar novas mensagens.

Segmentação para entender melhor a necessidade do cliente

O WhatsApp Business fornece a opção de criar etiquetas, que são segmentações para diferenciar seus contatos. Para uma agência de viagens, esse recurso pode ser utilizado para segmentar os clientes por interesse. Por exemplo: tem interesse em viagens para Disney, interesse em grupos religiosos, destinos de praia, destino de aventura, etc. Desta forma, sempre que surgir uma promoção, você pode filtrar seus contatos para encaminhar campanhas direcionadas, que poderão gerar mais pedidos de orçamento e vendas.

Separei um artigo com um passo a passo para criar etiquetas e filtrar os contatos quando for necessário.

Estratégias para vender pelo WhatsApp

1- Prospecção de WhatsApp

A lista de transmissão do WhatsApp é uma forma de mandar mensagens individuais sem precisar escrever uma a uma. Os grupos não são recomendados para promoções e contato com clientes, pois a comunicação torna-se muito genérica e, em alguns casos, incômoda. Por isso, quando sua agência de viagens lançar uma promoção, por exemplo, crie uma lista e encaminhe.

Para criar é muito fácil.

Abra a tela de conversas do WhatsApp, clique no Menu e em Nova Transmissão.

Atenção: apenas os contatos que tem seu número salvo receberão sua mensagem. A mensagem aparecerá na tela de conversas normalmente, sem nenhum tipo de identificação que revele ser uma lista de transmissão. Para que um número maior de clientes tenha o seu contato salvo para receber as mensagens, crie ações de incentivo. Por exemplo: uma campanha no Facebook com a chamada “Promoção de 10% em viagem para Fortaleza. Chame um de nossos agentes no WhatsApp xxxxxxxxxx e aproveite.

2- Disponibilizar o número de WhatsApp nas redes sociais da agência

Disponibilizar o número de WhatsApp da agência em todas as redes sociais é uma forma de aumentar a interação dos clientes com sua empresa. As pessoas gostam da facilidade de falar pela ferramenta, por isso, dê essa opção aos consumidores. Você pode entrar aqui para gerar um link que leva o usuário diretamente para uma conversa com a sua agência no WhatsApp web e disponibilizá-lo em suas áreas de contato.

3- Use o WhatsApp para manter o cliente informado

Nós sabemos que as pessoas estão quase sempre com seus celulares em mãos e checam as mensagens recebidas com grande frequência. Por isso, você pode usar o WhatsApp para manter o cliente atualizado sobre notícias do mundo do turismo que serão interessantes para ele. Por exemplo, a chegada de um novo navio na costa brasileira, a inauguração de uma nova rota internacional partindo do Brasil, etc. Recomendo que você, agente de viagens, acompanhe canais que distribuem essas notícias, dessa forma você se mantém informado, passa informações relevantes para o cliente e ainda mantém o contato.

Recomendo que acompanhe o:

Panrotas

Brasilturis

Mercado e Eventos

Acompanhe também revistas especializadas, mantenha contato com seus fornecedores através do seu promotor e participe de eventos do trade.

Além disso, aproveite a interação com os clientes pela ferramenta para contar sobre novidades da sua agência também! Novas excursões, novas promoções, lançamentos de produtos, etc.

WHATSAPP PARA FIDELIZAR

Dicas de Jaques Grinberg, palestrante coach e escritor. Conheça o site: Jaques Grinberg Palestrante Coach

O WhatsApp é uma ótima ferramenta de vendas que também funciona muito bem para fidelizar os clientes que a agência já tem e manter a recorrência de vendas. Colher feedbacks e estar em contato com o cliente antes do embarque e durante a viagem são ações que fidelizam e podem ser realizadas pelo aplicativo.

Um atendimento de suporte bem-feito também ajuda na fidelização dos clientes. O consumidor precisa se sentir seguro durante a viagem e sua agência pode passar essa segurança oferecendo um contato de emergência para qualquer possível problema. Se o pax tiver qualquer imprevisto, precisa saber que terá uma resposta rápida da agência para resolver o ocorrido. Como o WhatsApp é uma ferramenta que permite essa agilidade nas respostas, você pode usá-lo para assistência/ suporte.


DICAS EXTRAS 


Para quem já usa ou deseja usar o WhatsApp em vendas, fique atento a essas duas dicas importantes:

1º Texto profissional. Cuidado com o uso de gírias, “memes”, assuntos polêmicos, imagens e outros. O texto deve ser profissional. Leia duas vezes antes de enviar e atente-se a linguagem, que deve acompanhar o perfil de público que sua agência possui.


2º A comunicação é uma mão de duas vias – vai e volta. Esteja preparado para responder com rapidez, afinal, o WhatsApp é usado quando queremos uma resposta quase que imediata. Além disso, alguns clientes podem compartilhar o conteúdo, então, insira no meio da mensagem ou na assinatura o nome da sua agência de viagens. Você também pode usar o aplicativo no computador com o Web WhatsApp. A agilidade de escrever os textos e interagir pelo computador aumenta o profissionalismo.

Você pode começar a aplicar essas estratégias imediatamente. Aproveite a facilidade de ter o WhatsApp em mãos e use-o a favor da sua empresa.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários.

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