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WhatsApp para vender e fidelizar clientes: como utilizar?

Isabela Braga

por Isabela Braga
Marketing de conteúdo
isabela.braga@monde.com.br

Bom, nós sabemos que o WhatsApp é um aplicativo extremamente popular, né? Todo mundo usa, as famílias criam grupos, os amigos mandam vídeos engraçados, é possível se comunicar com facilidade com pessoas do mundo inteiro, enfim. 

E para comprovar a popularidade dessa ferramenta de comunicação, eu trouxe um dado do relatório Estado do Mundo Móvel de 2020, que mostrou que o WhatsApp foi o aplicativo com o maior número de usuários no Brasil e no mundo no ano passado (2019).

WhatsApp no mundo todo

Mas além de ser extremamente conhecido e utilizado no contexto pessoal, o WhatsApp possui uma versão para empresas, que oferece muitas vantagens. 

Por isso, no conteúdo de hoje eu vou explicar como a sua agência de viagens pode aproveitar os recursos desse aplicativo para vender e se relacionar com clientes!

O WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo de mensagens para empresas. E para que você consiga colocar em prática as estratégias de venda e fidelização que vou passar nesse conteúdo, é essencial utilizar essa versão profissional, já que os recursos só estão disponíveis nela.

Sendo assim, baixe o WhatsApp Business no seu celular. E se você tiver dúvidas de como fazer isso, leia o passo a passo abaixo (é bem rapidinho).

Baixando o WhatsApp Business 

Para ter essa ferramenta é muito fácil. Basta baixar o aplicativo que está disponível para Android e IOS. 

Em seguida, você vai colocar o número de contato que será utilizado e receberá um código de confirmação por SMS para começar a usar. 

Lembrando que existe a opção de fazer a migração do seu número pessoal para o profissional, porém, ele só pode estar vinculado a uma das contas.

Por isso, o ideal é que você tenha dois chips.

Caso você queira fazer a migração de número, o WhatsApp vai te dar a opção de backup de contatos e conversas. Isso significa que se você atendia clientes na conta pessoal, precisa fazer o backup para não perder os registros. 

Tela de backup do whatsApp Tela de backup do whatsApp

Assim que você cadastrar seu número e ativar o WhatsApp Business com o código enviado por SMS, o próximo passo é preencher as informações comerciais: o nome da sua agência de viagens, a categoria do seu negócio, uma breve descrição e a localização. 

perfil comercial do whatsApp Categorias no WhatsApp Business

Prontinho, conta ativada! Hora de conhecer as vantagens e estratégias que você pode colocar em prática no WhatsApp Business! 

WhatsApp Business vantagens e como utilizar 

1- Perfil comercial 

 A primeira vantagem é adicionar uma descrição sobre a sua empresa, o horário de atendimento e site (até dois links). 

Isso é muito importante para manter o perfil da agência padronizado e profissional, além de facilitar a divulgação de contatos externos. 

Com o perfil comercial completo, os consumidores podem saber onde se localiza a agência, mandar um e-mail ou entrar no site para conferir promoções. Em outras palavras, é uma grande facilidade para quem quer conhecer mais da sua agência de viagens.

perfil comercial do whatsApp business

2- Configuração de mensagens 

O recurso de mensagens automáticas é uma outra grande vantagem do WhatsApp Business. Existem 3 tipos de mensagens:

  • Mensagens de saudação;
  • Ausência;
  • E as mensagens rápidas.

Para acessar esse recurso: clique nos três pontinhos (canto direito da tela) → Configurações → Configurações da empresa. Você vai ver uma tela como a que está abaixo. 

configurações de mensagens no whatsApp business

A primeira opção, mensagem de ausência, é enviada de acordo com o horário de atendimento da agência. Portanto, você precisa configurá-lo.   

Para colocar o seu horário de atendimento: clique nos três pontos → Configurações → Configurações da empresa → Perfil comercial → Horário de atendimento. 

tela de configuração do horário de atendimento no whatsApp

A mensagem de saudação é enviada quando uma pessoa contata a sua agência pela primeira vez. 

E as mensagens rápidas servem para automatizar respostas recorrentes. Por exemplo: você pode salvar uma mensagem de agradecimento para agilizar o contato depois de um pedido de orçamento. Ou configurar respostas para perguntas frequentes. 

Entenda como configurar cada tipo de mensagem no vídeo abaixo:

3- Etiquetas

Esse recurso é ótimo, pois você pode sinalizar cada usuário com uma tag e depois filtrar para estratégias de venda e relacionamento.

Por exemplo:

Novos clientes: nessa etiqueta você definiu que irá mandar conteúdos de dicas toda semana, para manter relacionamento com esses novos clientes.

Não compram há um ano: nessa etiqueta você agrupou os clientes que não compram há um ano ou mais e vai se relacionar mandando materiais de valor, como blog posts com dicas de viagens.

4- Estatísticas 

E tem mais. Essa versão da ferramenta permite a análise de algumas estatísticas: mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

É importante analisar esses pontos para saber se a abordagem e os tipos de mensagem estão funcionando para o seu público.

Para acessar as estatísticas: Configurações → Configurações da Empresa → Estatísticas.

Estatísticas no whatsApp Business

Boas práticas para criar uma lista de transmissão

Por fim, existe outro recurso no aplicativo do WhatsApp Business que a sua agência pode utilizar: as listas de transmissão.

Essas listas permitem o envio de mensagens individuais para um grande número de usuários, ou seja, é mais rápido e fácil atingir seus consumidores.

Porém, algumas empresas têm péssimos costumes no momento de utilizar esse recurso.

A falha principal é ser invasivo, o que acontece quando o consumidor não deu autorização e mesmo assim a empresa o bombardeia com mensagens. O horário também pode ser um problema. Não mande mensagem muito cedo, nem muito tarde. Isso pode ser desagradável. 

É importante lembrar que a nova Lei Geral de Proteção de Dados tem restrições sobre o envio de mensagens indesejadas. Se quiser se aprofundar nesse tema, assista ao webinar: o que é a Lei Geral de Proteção de Dados e seus impactos para as agências

Para que sua agência de viagens não seja invasiva e corra o risco de perder vendas, o primeiro passo é:

Peça permissão para contatar os possíveis clientes. Explique que tipo de conteúdo você vai compartilhar, pois muitas pessoas têm a visão de que listas de transmissões são desagradáveis. Conte que você vai compartilhar dicas para quem gosta de viajar. 

Ps: para que o usuário receba sua mensagem em uma lista de transmissão, ele precisa salvar o número da agência nos contatos.

Quer entender um passo a passo para acessar e criar sua lista? Assista ao vídeo abaixo:

Além disso, vou dar mais algumas dicas, agora relacionadas a marketing!

1- Tenha um planejamento estratégico 

Antes de começar a mandar mensagens para fazer marketing e vendas, primeiro você precisa pensar na estratégia. Ter um planejamento estratégico é o que vai te ajudar a ter bons resultados. Você precisa estudar:

  • Qual abordagem irá usar com o público do WhatsApp. Será um canal para mandar conteúdos, promoções ou mesclar as duas coisas? 
  • Período: quantas vezes por semana você vai mandar mensagem?

Além desse planejamento estratégico, para vender no WhatsApp você precisa pensar na oferta. Trouxe alguns pontos irão te ajudar a ser diferente e chamar atenção, olha só:

  • Quais problemas o seu produto/serviço resolve para o consumidor?
  • Qual o problema principal do seu consumidor e como o que você vende pode ajudá-lo?
  • O que você vende chama atenção de qual forma?
  • Qual o benefício do seu produto?
  • Você precisa ter em mente um benefício que realmente irá chamar atenção do seu consumidor, fazendo com que ele pare e preste atenção no que você tem a dizer. 

Lembre-se que os benefícios do seu produto não são as características. Vamos a um exemplo:

  • Característica de uma oferta: viagem para Buenos Aires, hotel com café da manhã e um passeio para o Señor Tango Incluso. 
  • Benefício: está precisando sair um pouco da rotina? Eu tenho a viagem perfeita para você. Buenos Aires, gastando pouco! 

Dicas extras 

1- Cuidado: Spam no WhatsApp

Reforçando o que eu disse acima, você não pode mandar mensagem para pessoas que não solicitaram contato e que nem conhecem a sua agência, pois isso pode fazer com que você seja marcado como spammer. 

Então, peça permissão para colocar o usuário na sua lista de transmissão ou mesmo para mandar uma mensagem individual. Explique o que você irá compartilhar e veja se a pessoa tem interesse.

2- Tenha um logo chamativo

Eu já vi muitas empresas colocando fotos pessoais no perfil comercial. Eu não recomendo essa prática, pois ela não passa muita credibilidade. 

Por isso, crie um logo chamativo, com cores mais vivas, que represente a sua agência de viagens. Lembre-se que a imagem no WhatsApp é redonda, então, crie um logo que irá se encaixar. 

Veja um exemplo:

logo redondo para whatsApp

E se você for usar uma imagem com pessoas, escolha uma com o time uniformizado, ou sua, mas que faça com que a agência seja identificada rapidamente.

3- Faça vídeos no WhatsApp

Agente, vídeos estão em alta. Então, ao invés de mandar só mensagens de texto e imagens, pense em adicionar essa mídia a sua estratégia no WhatsApp. 

Se você gravar um vídeo curto com dicas de viagem, é possível usar no WhatsApp e stories do Instagram/Facebook. Pode ser algo simples e rápido, sem grandes produções. 

Para editar e colocar seu vídeo no formato de cada rede social, eu recomendo o YouCut. Esse aplicativo é gratuito e bem fácil de usar! 

4- Não seja um robô

Eu falei sobre as mensagens rápidas, de saudação e ausência. Elas realmente agilizam e facilitam o trabalho de quem está atendendo o cliente.

Porém, se você criar mensagens sem nenhum toque humano, o aplicativo perde seus benefícios.

Lembre-se: pessoas querem falar com pessoas. O WhatsApp é conversa!

Uma dica fácil é usar os emojis para suavizar e dar um ar mais humano para as mensagens.  

Veja na prática: qual dessas mensagens parece mais amigável? 

1- Olá! Você mandou mensagem para a Isabela Viagens. Não estamos disponíveis no momento, mas assim que possível iremos retornar. 

Agradecemos. 

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2- Oi, tudo bem? 😊

Meu nome é Isabela e eu sou consultora de viagens aqui na Monde Turismo.

Eu não consigo te responder no momento 😥 mas pode deixar a sua dúvida ou pedido de orçamento que eu vou retornar o mais rápido possível, prometo!

Obrigada pelo contato. 😍

5- Disponibilize o número de WhatsApp nas redes sociais da agência

Disponibilizar o número de WhatsApp em todas as redes sociais é uma forma de aumentar a interação dos consumidores com a sua agência através do aplicativo. 

E vale lembrar que quem decide como quer se comunicar com as empresas é o cliente. Ou seja, é ele que vai escolher o canal de atendimento que faz mais sentido. Por isso, invista em vários canais, inclusive no WhatsApp.

Você pode entrar aqui para gerar um link que leva o usuário diretamente para uma conversa com a sua agência no WhatsApp Web.

Conclusão 

Espero que o blog post tenha sido útil. Coloque as dicas em prática e me conta como foi! 

Qualquer dúvida, deixe nos comentários. 

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