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Vale a pena criar um blog para sua agência de viagens?

Isabela Braga

por Isabela Braga
Marketing de conteúdo
isabela.braga@monde.com.br

Já existem agências de viagens no mercado que investem em blogs, com dicas de viagens, roteiros, notícias do mundo do turismo, etc. Esses conteúdos influenciam pessoas, tornando o nome da agência mais forte. Isso porque quando você reforça a autoridade da marca com materiais de valor, a tendência é ganhar mais pessoas falando da sua empresa, e isso significa ganhar promotores. É o famoso marketing “boca a boca”. São pessoas que encontraram algo de relevante na internet e decidiram compartilhar, ajudando na propagação do conteúdo.

Um exemplo de blog de agência de viagens: Sonho Real. Agência multimarca gerenciada por um dos diretores da Monde. Os funcionários sempre montam artigos com ótimas dicas das viagens que fizeram, com imagens e textos originais. Colocaram o nome do blog de: volta ao mundo Sonho Real. Essa é uma forma de gerar uma audiência mais engajada no site, além de gerar autoridade por conter conteúdos com o nome da própria agência.

vale a pena ter um blog

Meu objetivo com este artigo é te mostrar que o marketing de conteúdo é uma estratégia que irá te ajudar a alavancar sua agência de viagens, ganhando destaque no mercado.

O que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia para aumentar o engajamento do seu público com a sua marca e para atrair novos consumidores através de materiais relevantes, que irão gerar um posicionamento positivo do consumidor com a sua empresa.

Esse formato de distribuição de materiais tem ganhado muita força nos últimos anos, afinal, a forma de comprar mudou. Hoje o poder está na mão do cliente, que chega até a agência muito bem informado, sabendo tudo da viagem que pretende realizar. Grande parte dessa informação vem de blogs. Esse canal irá permitir que o cliente tenha contato com a agência numa etapa anterior na jornada de compra, quando ele ainda está pesquisando o que quer, para onde quer ir, etc. Se sua empresa não estiver presente neste momento, tem menos chances de ganhar a venda.

É perceptível que as pessoas se atraem por marcas e empresas que oferecem atendimentos personalizados, que criam e divulgam materiais que são relevantes e úteis. O conteúdo é uma estratégia imprescindível para as vendas de hoje, pois criar uma conexão com os consumidores é uma maneira de fazer com que eles se lembrem da sua marca. Para as agências de viagens que querem aumentar o número de clientes e vender mais, a visibilidade online é necessária, pois é uma maneira de se tornar mais forte e se destacar da concorrência.  

Consumo de conteúdo

Além disso, a forma de consumidor conteúdos mudou. Há algum tempo as pessoas precisavam acompanhar propagandas e anúncios de forma passiva, na TV, por exemplo. A programação era interrompida. Hoje, por sua vez, as pessoas têm mais liberdade: pulam anúncios no Youtube, podem trocar de página caso sintam que a sua usabilidade está sendo prejudicada por propagandas, etc. A mídia social é atraente exatamente por isso, porque oferece ao consumidor o conteúdo quando e como eles querem.

Por que as grandes empresas estão investindo?

Eu vou começar contando a história da primeira empresa conhecida por investir em marketing de conteúdo para alavancar as vendas. Você provavelmente conhece a marca francesa de pneus Michelin. Em 1900, o mercado automobilístico estava se iniciando, então, os irmãos Andre e Edouard Michelin decidiram começar a investir na venda de pneus para carros. Mas com apenas 3 mil veículos rodando, era difícil ter um número expressivo de vendas.

Assim, surgiu a ideia de criar o Guia Michelin. Um guia com dicas de locais e restaurantes que as pessoas poderiam visitar. Mas o que uma empresa de vendas de pneus tem a ver com recomendação de pontos turísticos e restaurantes? A sacada foi a seguinte: para aumentar a demanda era necessário que os donos de veículos gastassem seus pneus para que precisassem comprar mais. Isso é o marketing de conteúdo em sua essência, que se resume em um ciclo de:

vale a pena criar um blog

Com esse guia a Michelin tornou-se autoridade, mostrando proximidade entre a marca e os consumidores. Ou seja, marketing de conteúdo é uma estratégia necessária. Um estudo do Content Marketing Institute e do MarketingProfs revelou que 76% das empresas que vendem diretamente para consumidores finais usaram marketing de conteúdo em 2016.

Então, vale a pena ter um blog?

O blog gera autoridade. As pessoas irão ler conteúdos originais produzidos pela sua agência, conhecer cada vez mais a sua marca e, consequentemente, isso o ajudará a ter mais vendas. Pessoas interessadas e engajadas tendem a buscar a solução dos problemas com quem entrega mais valor.  Com o blog você ganha mais um meio de ser encontrado na internet, e como eu disse anteriormente, quem quer crescer e se destacar precisa ter visibilidade online.

Além disso tudo, os blogs levam aprendizado às pessoas.  É preciso entender que ter contato com o cliente faz toda a diferença no momento da decisão de compra. Se a pessoa estiver familiarizada com nossa marca e empresa, as chances dela se tornar uma cliente são maiores.

Espero que o artigo te ajude a ter vários insights para iniciar um ótimo marketing de conteúdo na sua agência de viagens.

Para que você entenda melhor do assunto, separei uma palestra completa e gratuita: Como Marketing de Conteúdo Pode Trazer Mais Clientes Para Sua Agência de Viagens. Clique aqui e assista.

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