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Instagram Insights: como usar essa ferramenta para medir seus resultados no Instagram

Isabela Braga

por Isabela Braga
Marketing de conteúdo
isabela.braga@monde.com.br

Você conhece o Instagram Insights? Essa ferramenta irá ajudá-lo a medir os resultados da sua estratégia no Instagram. Isso é muito importante, pois sem métricas é impossível saber o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. 

Já dissemos aqui no blog que você deve sim usar o Instagram para vender e explicamos como começar suas publicações neste artigo.

Hoje, trouxemos o próximo passo: aprender a mensurar os resultados das suas postagens.

Por isso, escrevi este artigo para te mostrar como analisar as principais métricas disponibilizadas pelo Instagram Insights.

O Instagram Insights

Essa é uma funcionalidade dentro da própria rede social que te ajuda a mensurar seus resultados ao longo de um período. Funciona como o Facebook Insights, que explicamos neste artigo.

Com essa funcionalidade você poderá analisar:

  • o alcance das suas publicações;
  • o engajamento do público com elas;
  • o perfil da sua audiência;
  • e várias outras métricas.

Como usar o Intagram Insights?

O Instagram Insights está disponível apenas para contas comerciais. Ou seja, se você utiliza um perfil pessoal para divulgar sua agência de viagens na rede social, precisará mudar para a conta profissional. 

O processo é bem simples. Entre na sua conta pessoal. Na aba de configurações, procure um botão como o da imagem abaixo.

botão de configuração que dá acesso às informações do Instagram insights

 

 

Em seguida, acesse “Cadastrar-me para um perfil comercial”. Você terá duas opções: criar uma nova conta comercial e manter a sua pessoal, ou converter a conta existente.

Se optar por converter a conta existe, basta selecionar uma categoria entre “negócio local”, “blog pessoal”, “produto/serviço”, “arte” ou “músico/banda”.

No caso de uma agência de viagens, a primeira opção é a mais viável.

configurações do Instagram Insights Categorias de perfil comercial do instagram

 

O Instagram pedirá algumas confirmações de contato e, depois disso, sua conta estará habilitada e você poderá analisar todos os pontos que citarei abaixo.

Como analisar?

Com a sua conta comercial habilitada, basta acessar o perfil da agência no aplicativo e clicar no botão com três barrinhas que fica no canto superior direito da tela.

Em seguida, clique no botão “informações” para visualizar todas as métricas.

 

informações do Instagram Insights

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abaixo apresentarei os principais resultados que você deve analisar no Instagram Insights. Lembrando que é importante sempre estar de olho nessas métricas para que você possa traçar objetivos.

Por exemplo: quero aumentar a porcentagem de engajamento do público com as minhas publicações. Para isso, começarei a fazer enquetes e publicar posts com dicas sobre destinos que estão em alta.

Como você saberá se está tendo resultado depois de iniciar o seu plano de ação sem analisar métricas? Fica difícil. Por isso, continue lendo.

 

Métricas importantes

1- Informações → atividade → interações

 

Nesta primeira parte você poderá ver como as pessoas estão interagindo com o seu perfil, levando em consideração os botões e links clicáveis que estão disponíveis na página.

Visitas ao perfil: quantas pessoas estiveram no perfil da sua agência de viagens em um período de 7 dias. Além disso, o Instagram Insights apresenta um comparativo com a semana anterior para realizar uma análise de crescimento.

Cliques no site, no botão “como chegar” e no botão “ligar”: quantas pessoas clicaram nos respectivos botões que estão no perfil comercial da sua agência de viagens.

 

página inicial do Instagram informações do Instagram Insights (interações)

Alcance e impressões

O Instagram Insights te dá a opção de visualizar o alcance e as impressões de modo geral ou por publicação específica. Mas o que significa isso?

O alcance representa o número de perfis únicos que visualizaram sua publicação.

A impressão, por sua vez, representa as visualizações que a publicação recebeu, sem diferenciar se ela foi vista mais de uma vez pelo mesmo usuário.

Vou dar um exemplo para ficar mais claro.

Suponhamos que eu entre no Instagram de uma agência de viagens e abra uma publicação. Essa minha interação representa 1 alcance e 1 impressão.

Depois de 10 minutos, eu entro para ver novamente a mesma publicação. Agora o Instagram irá contar como 1 alcance (1 perfil alcançado) e 2 impressões.

Analise quais postagens recebem maior número de visualizações (impressões), pois isso pode te ajudar a compreender o melhor horário para postar e a abordagem que atrai mais usuários.

Para visualizar as informações de cada publicação separadamente, basta clicar em “ver informações”, botão que fica abaixo das imagens publicadas.

ver métricas do Instagram Insightsinformações de visitas, cliques e alcance do Instagram Insights

Informações → conteúdo

Dentro da aba de “conteúdo” é possível visualizar:

Número de publicações:

Importante para saber se ao longo de um período existe frequência de postagens na rede social.

Logo que você começa a conquistar um público em qualquer plataforma, precisa manter uma entrega frequente, afinal, o público irá esperar por isso.

número de publicações no feed. Métrica Instagram Insights

Para organizar a sua frequência de postagens nas redes sociais, acesse o nosso calendário.

Conteúdo → Métricas de publicação no feed

Ainda na aba de conteúdo, você pode filtrar informações por publicação ou visualizar o contexto completo.

Clicando em “publicações do feed” → “ver tudo”, o Instagram Insights te dará opções de filtros para analisar as informações abaixo:

  • Ligações: cliques no botão de ligação que fica no perfil da agência;

 

  • Comentários: mensagens que a agência recebe nas publicações;

 

  • E-mails: cliques no botão de e-mail do perfil;

 

  • Envolvimento: métrica que engloba o número de curtidas, comentários e vezes em que a publicação foi salva;

 

  • Seguimentos: número de pessoas que seguiram seu perfil depois de visualizar alguma publicação;

 

  • Como chegar: cliques no botão como chegar que fica no perfil;

 

  • Impressões: como citei anteriormente, representa as visualizações que a publicação recebeu, sem diferenciar se ela foi visualizada mais de uma vez pelo mesmo usuário;

 

  • Curtidas: número de likes nas publicações;

 

  • Visitas ao perfil: visitas depois que o seguidor visualizou uma publicação específica ou o número total de visitas em um período;

 

  • Alcance: representa o número de perfis únicos que visualizaram sua publicação;

 

  • Salvo: número de vezes em que usuários salvaram a sua publicação em uma coleção privada dentro do Instagram — seja para se lembrar dela ou para vê-la depois;

 

  • Cliques no site: número de seguidores que clicaram no link do site que está no perfil.

Você conseguirá analisar essas informações nos seguintes períodos: 7 dias, 30 dias, 3 meses, 6 meses, 1 ano e 2 anos.

métricas do Instagram Insights de publicações no feed

Conteúdo → Métricas do stories

Agora, na parte de “Stories”, clique em “ver tudo”. Você poderá filtrar as seguintes métricas:

  • Impressões;

 

  • Alcance;

 

  • Toques para avançar: quantidade de vezes que os usuários tocaram na tela para ver o seu próximo story postado;

 

  • Voltar: quantidade de vezes que os usuários voltaram um story para visualizar novamente;

 

  • Saídas: contabiliza quantas vezes as pessoas abandonaram o seu story;

 

  • Respostas: as pessoas podem interagir com as fotos e vídeos postados no stories. Essa métrica corresponde às mensagens diretas recebidas;

 

  • Próximo story: número de vezes em que os usuários fizeram o gesto de deslizar para pular a sua história e assistir o story da próxima conta;

 

  • Abertura do link: contas com mais de 10 mil seguidores podem adicionar stories com links. Essa métrica mostra os cliques nesses links.

A análise pode ser feita filtrando as informações em três períodos diferentes: 24 horas, 7 dias ou 14 dias.

métricas do Instagram Insights stories

Informações → público

Na parte de público, você poderá estudar as principais localizações do seus seguidores, a faixa etária e o gênero predominante.

métricas de público no Instagram Insightsmétricas de público no Instagram Insights

Não deixe de acompanhar essas características, afinal, elas te ajudarão a direcionar melhor suas postagens, alinhando a abordagem de acordo com o perfil dos seguidores.

Se quiser entender como melhorar suas publicações nas redes sociais, acesse os materiais abaixo:

[WEBINAR] Como uma agência está vendendo mais com o Instagram.

[BLOG POST] Como ganhar seguidores no Instagram oferecendo bons conteúdos.

[BLOG POST] De 0 a 30 mil seguidores: como uma agência de viagens consegue vender com o Instagram.

Espero que o artigo te ajude a compreender os resultados que sua agência está tendo e a traçar objetivos.

Compartilhe conosco estratégias que sua agência realiza no Instagram. Nos conte também se você já conhecia o Instagram Insights.

Qualquer dúvida, pode deixar nos comentários.

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