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Passo a passo para impulsionar uma publicação no Facebook

Isabela Braga

por Isabela Braga
Marketing de conteúdo
isabela.braga@monde.com.br

Você sabe como melhorar o engajamento da sua agência de viagens nas redes sociais? Já investiu para impulsionar alguma publicação e depois mediu seus resultados?

Trouxe um dado muito interessante para começarmos a falar sobre como impulsionar uma publicação no Facebook.  

Segundo uma pesquisa realizada pelo Facebook Investors Meeting, a rede social já tem uma média de 1,523 bilhões de usuários ativos diariamente (a quantidade mensal passou dos 2 bilhões).  

É muita gente conectada e sua agência pode ganhar uma visibilidade incrível no meio online.

Porém, como nem tudo são flores, eu falei em outro blog post sobre alcance orgânico (que acontece sem investir em anúncios pagos) e expliquei como ele tem atingido um número cada vez menor de fãs. Você pode ler o conteúdo clicando aqui.

Por isso, anunciar suas postagens é uma forma de fazer com que mais pessoas conheçam sua marca, interajam e queiram comprar de você.

Para te ajudar, irei falar neste artigo sobre:

  • Vale a pena impulsionar publicações no Facebook?
  • Como impulsionar uma publicação;
  • Escolhendo o objetivo do impulsionamento;
  • Escolhendo o botão de ação;
  • Segmentando seu público;
  • Orçamento e duração.
  • Como analisar os resultados do impulsionamento.

Boa leitura!

Vale a pena impulsionar publicações no Facebook?

Como eu já disse anteriormente, o Facebook, apresentava as publicações para muitas pessoas de forma orgânica, ou seja, sem investimento financeiro. Mas com o tempo, o alcance pago foi ganhando cada vez mais prioridade.

Com isso, o que acontece é o seguinte: se você tem uma base de fãs de 20 mil pessoas, o Facebook vai apresentar suas publicações, organicamente, apenas para 2% desse público (há quem diga que essa porcentagem é até menor).

E é para fazer com que as empresas alcancem mais pessoas, que os anúncios patrocinados são utilizados.

Antes de impulsionar…

Primeiro é importante ressaltar que para esses posts patrocinados é importante ter uma legenda bem simples e objetiva, uma imagem de qualidade e um título bem chamativo.

Trouxe dois exemplos:

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

Impulsionando uma publicação: passo a passo

1- O primeiro passo é entrar na fanpage da sua agência e analisar qual publicação faz sentido ser patrocinada.

Exemplos de publicações que você pode patrocinar:

  • Um blog post da sua agência. Se você tem um blog e quer fazer com que mais pessoas acompanhem os conteúdos, faz sentido divulgar os artigos nas redes sociais e patrociná-los; 
  • Uma publicação que tem a chamada de venda de algum destino. Se o objetivo é levar as pessoas para o site da agência para que elas conheçam seus serviços;
  • Também é muito interessante patrocinar publicações que geram autoridade. Se a sua marca foi mencionada por outra empresa, às vezes por conta de uma estratégia bem pensada ou de um bom conteúdo, use a menção a seu favor e gere autoridade.

2 – Com a publicação escolhida, basta clicar no botão “impulsionar publicação”. Lembrando que você precisa estar logado no perfil business da sua agência para que ele apareça.

impulsionar publicação no Facebook

Escolhendo o objetivo do impulsionamento:

Em seguida, vamos escolher o objetivo do impulsionamento. Você terá 3 opções:

1- Envio de pessoas para o seu site: opção que faz sentido se você estiver impulsionando uma publicação promocional e quer que mais pessoas cheguem até a página do seu site que oferece os pacotes.

2- Faça com que mais pessoas reajam, comentem e compartilhem: faz sentido se sua intenção é criar um engajamento maior do público com a publicação.

3- Conecte-se e converse com potenciais clientes: com essa opção o Facebook vai apresentar o seu anúncio para pessoas que têm maior probabilidade de enviar uma mensagem para o inbox da fanpage.

Escolhendo o botão de ação

A escolha do botão é muito importante, pois é ele que irá indicar ao seu usuário a ação que você quer que ele tome.

Além disso, é importante escolher um botão que faça sentido com o objetivo definido anteriormente.

Por exemplo, se você estiver impulsionando uma publicação promocional, faz sentido o botão “comprar agora”.

Se estiver impulsionando um blog post, faz sentido o “saiba mais”, e assim por diante.

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

Segmentando o seu público

Bom, agora é hora de segmentar seu público para fazer com que sua publicação apareça para as pessoas certas.

O Facebook deixa 3 opções pré estabelecidas para você: “pessoas que curtiram sua página”, “pessoas que curtiram sua página e amigos delas” e “pessoas na sua área local”.

Para quem nunca anunciou, o recomendado é a segunda opção, pois assim é possível atingir novas pessoas e crescer a base de fãs.  

Mas, se você quiser atingir um público personalizado e específico, vou ensinar como criar uma segmentação que ficará salva para os próximos impulsionamentos.

1- Clique em “criar novo público”.

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

Gênero e idade

A primeira pergunta que você precisa responder é: com quem sua agência quer se comunicar? É importante pensar nisso para definir o gênero e a idade do público dessa segmentação.

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

Localização

Aqui você pode colocar a cidade onde sua agência está localizada, mas também pode incluir as cidades que quer atingir. Se o seu perfil de vendas é mais online (por WhatsApp, Instagram, Facebook, e-mail), vale a pena selecionar a região para ter uma área maior de abrangência com o anúncio.

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

Direcionamento detalhado

Neste ponto é essencial que você saiba unir os interesses da sua agência de viagens com os usuários disponíveis no Facebook.

Ou seja, você irá descrever as principais características que espera que o seu público tenha.

Quanto mais informações você tiver sobre o perfil dos seus consumidores, maiores são as chances do anúncio atingir quem realmente interessa.

Mas cuidado, o Facebook te dará diversas sugestões de segmentação.

Não seja muito abrangente, mas também não seja extremamente específico, pois isso pode prejudicar o seu alcance.

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

Obs: mantendo o botão “posicionamentos automáticos” ativado, seu anúncio será veiculado nos canais que têm maior chance de resultado. 

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

Orçamento e duração

Neste campo você irá escolher o valor que quer investir e por quanto tempo quer ter a publicação patrocinada.

O recomendado é que você invista um valor de, pelo menos, 10 reais por dia para ter resultado.

Preenchendo o campo de “orçamento total” e colocando a duração do anúncio, o Facebook irá trazer uma estimativa de quantas pessoas podem ser alcançadas com o valor investido.

Lembrando que o alcance representa a entrega da publicação para o público, ou seja, ele aparecerá no feed das pessoas, mas isso não significa que elas irão interagir.

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

A dica que eu dou é começar com um investimento mais baixo, analisar os resultados do anúncio, ver se ele está atingindo o público que você segmentou e ir aumentando o orçamento pouco a pouco.

Pode ser que você perceba que precisa mudar a segmentação de público, o botão de ação… Enfim, é preciso testar!

Preenchendo os dados de cartão

Se for a sua primeira vez criando anúncios, o Facebook pedirá para que você inclua o número do seu CPF ou do CNPJ da empresa, o CEP e endereço e, por fim, os dados do cartão de crédito.

Terminando de preencher, clique em “Continuar” e em “Impulsionar”.

A publicação não entrará no ar imediatamente, pois passará por um processo de aprovação. Você receberá uma notificação quando tudo estiver pronto. 

O tempo de aprovação pode variar. Alguns anúncios são aprovados rapidamente, outros demoram um pouco mais. 

Analisando os resultados

Depois que a duração que você decidiu colocar para o seu anúncio terminar, é hora de analisar os resultados.

Para isso, basta entrar na fanpage da sua agência, buscar a publicação que foi impulsionada e clicar no botão “ver resultados”.

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

Vamos começar falando do desempenho que o anúncio teve:

1- Quantas pessoas foram alcançadas (a entrega do anúncio)?

2- Os envolvimentos com a publicação, ou seja, quem curtiu, compartilhou ou comentou?

3- O custo por envolvimento. Levando em consideração o investimento total no impulsionamento, quanto cada interação gerada custou?

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

Você também irá conseguir ver detalhes mais específicos, como o valor do investimento e o gasto real.

E informações de público. Levando em consideração o público alcançado, qual a porcentagem de homens e mulheres? Qual a faixa etária?

Esses dados irão te ajudar a entender se esse anúncio alcançou o perfil de pessoas esperadas, assim, você pode ir testando e ajustando sua estratégia.

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

Dica

Uma dica muito válida para quem está começando a impulsionar e não tem uma estratégia bem definida, é anotar os resultados da primeira publicação e impulsioná-la novamente, mudando alguns detalhes.

Fazendo isso, você tem a oportunidade de estudar o que funciona melhor para a sua empresa. E é por isso que eu recomendo que o valor de investimento inicial seja baixo, para que você possa testar.

O que posso mudar na publicação para ver se os resultados são melhores?

  • Você pode colocar mais palavras-chave no direcionamento detalhado. Assim, são maiores as chances de um público bem específico interagir com a sua agência;
  • Colocar uma legenda com emojis, para ficar mais amigável e chamar mais atenção;
  • Selecionar outra imagem para a publicação e trocar as cores para torná-la mais atrativa;
  • Anunciar em um horário diferente.
  • Mudar o botão de ação, etc.

Conclusão

E aí, está preparado para impulsionar suas publicações?

Para deixar tudo ainda mais claro, trouxe um vídeo aula sobre impulsionamento no Facebook. Você pode assistir abaixo:

Dúvidas? Deixe nos comentários!

 

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