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5 formas de melhorar a gestão da sua agência de viagens

Daniel Biancareli

por Daniel Biancareli
Diretor da Monde
daniel.biancareli@monde.com.br

Pensar em melhorar a gestão do seu negócio parece algo complicado demais para ser trabalhado com ações práticas e eficazes, não é mesmo? Porém, existem estratégias que podem ser aplicadas com pouco esforço e que começam a trazer resultados em pouco tempo. Você não precisa colocar a sua agência de “pernas para o ar”, mas precisa iniciar um planejamento de como agir para ter um negócio de sucesso. Neste post mostrarei 5 formas práticas de melhorar a gestão da sua agência de viagens. Acompanhe:

4 + 1 > 5

Vamos começar com um exercício: Pense em quantas horas da sua semana são dedicadas a estudo e qualificação. Se você nem se lembra da última vez que foi a uma palestra sobre gestão ou que leu sobre novidades do turismo, está na hora de mudar.

Dê uma olhada na seguinte fórmula: 4 + 1 > 5. Não, a conta não está errada! Jacco VanderKooji, fundador da Winning by Design, empresa especializada em construir organizações de vendas modernas, trouxe esse conceito para um evento aqui no Brasil e fez muita gente mudar o pensamento arcaico de que para alcançar resultados, é só trabalhar sem parar.

A ideia é que uma pessoa que trabalha 4 dias por semana e dedica 1 a treinamento, produz mais do que outra que trabalha os 5 dias corridos. Claro que você não precisa levar o conceito ao pé da letra, mas precisa entender a importância de ser e contar com profissionais altamente qualificados. Por isso, invista em programas de treinamento e colha os resultados dessa ação. 

Documente seus processos

Se você tem o sentimento de que algo não está funcionando como deveria, mas você não sabe exatamente qual a raiz do problema e como agir para resolver, sugiro que comece hoje a documentar seus processos.

Comece por coisas mais simples, como o processo de retorno das solicitações de orçamento, por exemplo. Quanto tempo leva para o cliente receber o retorno? Onde os vendedores anotam essas solicitações e como fazem para acompanhar? Você precisa ter documentado quais os passos seguidos atualmente e como é possível tornar o atendimento mais ágil e profissional.

Além do benefício de conseguir analisar resultados para aplicar melhorias e garantir o aumento da performance da sua equipe e a satisfação dos clientes, a prática de documentar processos facilita no treinamento de novos colaboradores e na reciclagem dos antigos, o que torna o processo de qualificação mais eficiente.

Delegue tarefas

Ainda existem muitos empreendedores que acreditam que para o negócio caminhar, eles precisam fazer tudo. Cada tarefa e encargo precisa estar sob responsabilidade deles. Isso é loucura! Se você conta com funcionários, precisa delegar atividades e acompanhar se tudo está acontecendo como deveria. Isso vai fazer com que você tenha uma visão mais ampla do seu negócio, descobrindo os pontos fracos dos seus processos e planejando soluções. 

Embora isso pareça simples, muitos gestores caem na armadilha de pensar: eu vou perder muito tempo ensinando alguém a fazer algo, se eu fizer sozinho é mais rápido. Ou ainda pior: ninguém faz melhor do que eu. Nas duas situações você está se enganando e se sabotando sem perceber.

Realmente demora mais ensinar a uma pessoa a tarefa, porém isso faz parte do processo de evolução de todos nós. Depois que você ensinar, ela não vai mais precisar da sua ajuda e o fluxo de trabalho irá fluir. Isso te deixará com tempo para focar no mais importante: o crescimento da sua agência de viagens.

Se você acredita que mesmo com treinamento, ninguém realiza uma tarefa como você, atente-se a outro ponto: contratação. Você pode estar contratando errado, e isso é uma falha grave de gestão. Uma qualidade dos gestores de sucesso é conseguir contratar pessoas que façam seu trabalho com excelência. 

Invista em tecnologia

Calma, não pule esse item! Eu sei que quando falamos de tecnologia nosso cérebro já pensa em coisas financeiramente inviáveis (dói até o bolso).  A verdade é que precisamos alinhar nosso entendimento. Um investimento em tecnologia não é uma ação esporádica e não está associado, necessariamente, a gastar centenas de reais em computadores de última geração.

Aumentar a velocidade da internet, aposentar aquela impressora tartaruga, centralizar as informações em um sistema para agências de viagens, manter o backup dos seus arquivos e trocar aquele telefone que chia mais do que passageiro com mala extraviada, são ações importantíssimas para que você mantenha a sua agência competitiva. Analise o que pode ser feito agora e invista!

Tenha controle financeiro

Controle financeiro não é apenas colocar em uma planilha o que você tem a pagar no mês. Para ter um controle real da sua agência, você precisa estar atento a temas como, fluxo de caixa, conferência do pagamento e recebimento das faturas dos fornecedores, plano comparativo de receitas, plano de comissão por rentabilidade, entre outras coisas. Pode ter certeza que um financeiro desorganizado prejudica o crescimento do seu negócio e te faz perder dinheiro!

Temos um outro ponto muito importante. É necessário ter os dados financeiros registrados de maneira organizada e prática para que você consiga analisar sempre que necessário. Ter aquela infinidade de planilhas e papeladas e não conseguir analisar nada, é a mesma coisa de nunca ter registrado.

Espero que você termine de ler esse artigo com muitas ideias de como tornar a sua agência de viagens ainda melhor! Não fique estagnado, pequenas mudanças já trazem grandes resultados.

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