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7 estratégias de marketing digital que farão sua agência de viagens vender mais

Nos dias de hoje a internet se tornou a responsável pela descoberta de novos destinos para os amantes e aventureiros de viagens.

Segundo o site Panrotas, cerca de 41% das pesquisas feitas no Google em 2018 foram sobre viagens. Com este dado, podemos afirmar que é através das milhares de informações que encontramos na internet que decidimos como, quando e qual é o nosso destino.

Então, independente de sua agência de viagens ser uma loja física ou online, é importante esclarecer que o marketing digital é essencial para que ela cresça e tenha seu espaço entre tantas pessoas que falam sobre esse assunto na web.

Separamos neste artigo as principais estratégias de marketing digital para que você melhore os resultados da sua agência. Confira!

1. Esteja na internet

Parece óbvio, mas 45% das empresas brasileiras ainda não têm site, segundo estudo da Cetic.br em 2018.

Por isso, não subestime a internet, use ela a seu favor.

Aliás, como já notamos anteriormente, as pessoas recorrem aos principais buscadores, como o Google, Yahoo! e o Bing, antes de sequer entrar em uma loja física.

Portanto, estar na internet é fortalecer a sua marca e, consequentemente, aumentar as chances de sua agência ser encontrada pelos seus clientes.

2. Conheça mais do que o seu público-alvo, saiba quem é a sua persona

Algumas empresas ainda confundem persona com público-alvo, o que pode ser prejudicial para elas. Pois toda empresa tem um público-alvo, mas nem todas estudam qual a sua persona.

E é sobre isso que queremos esclarecer.

O público-alvo, além de ser muito abrangente, te limita a ter materiais e estratégias que muita agência por aí já tem e faz. Temos certeza que você não quer ser repetitivo e igual a ninguém, certo?

Por isso, é extremamente importante separar um tempo para criar a sua persona, pois essa estratégia te permitirá visualizar uma pessoa real e palpável.

Essa “pessoa fictícia” facilita no estudo de táticas e estratégias que serão direcionadas a elas.

Veja as principais diferenças entre persona e público-alvo:

Público-alvo:

  • Qual o sexo? Feminino ou masculino?
  • Qual região que esse público reside?
  • Qual a faixa etária desse público?
  • Onde nasceram?
  • Possuem ensino médio ou têm ensino superior completo?

Persona

  • Qual o nome?
  • Qual a história do seu cotidiano?
  • Qual a profissão?
  • Qual o estilo de vida da persona?
  • Quais são as suas redes sociais favoritas?
  • Quais são seus hobbies?
  • Por que essa persona precisa do seu produto/serviço?
  • Quais são as dúvidas/objetivos/desafios dessa persona?

Existem muitas ferramentas gratuitas na internet que te mostrarão como criar uma persona. Por isso, dedique um tempo para pensar e criar a sua.

3.Crie um blog

Calma! Site e blog não são a mesma coisa. Ter um site é obrigatório, porém, ter um blog é considerado um diferencial.

E a principal diferença entre blogs e sites está no conteúdo.

Isto é, ter um site, de uma forma simples, é fazer a representação da sua empresa na internet e sem modificações constantes, o que é diferente de um blog.

O blog, por sua vez, se caracteriza por ser um canal de divulgação de informações e que precisa ser constantemente alimentado com conteúdos novos e atualizados.

Desta forma, ter um site não significa que você tem um blog. Caso a sua agência ainda não tenha esse canal, repense e crie um o quanto antes.

Além de versátil, ter um blog pode ser uma opção barata para você se aproximar do seu público.

4. Fale com autoridade

Segundo o próprio Google, cerca de 3,5 bilhões de pesquisas são feitas por dia. Ou seja, é muita gente consumindo conteúdo na internet.

Por esse motivo, o SEO tem um trabalho fundamental quando o assunto é aparecer na primeira página dos buscadores. Afinal, essa estratégia reúne um conjunto de padrões que melhoram sua classificação e aumentam as chances do seu site e blog aparecerem para os usuários.

O SEO, segundo sua própria sigla, significa Search Engine Optimization. Traduzido é a otimização para os mecanismos de busca. Ou seja, ele reúne estratégias que fazem seu site e seus conteúdos apareceram nas pesquisas dos principais buscadores.

Um exemplo para colocar em prática essa estratégia é o estudo de palavras-chave. Investir um tempo descobrindo quais sãos as suas, te mostrará quais conteúdos serão necessários produzir.

Vamos pensar juntos: se todas as pessoas que pesquisam algo na internet têm algum problema, possivelmente elas estão buscando a solução quando acessam o Google.

Então, quais serão as perguntas que a sua persona fará no buscador?

Por este motivo que conhecer a sua persona é a chave do negócio, pois é assim que você descobre o que seus consumidores procuram e como você pode explorar as necessidades deles criando  conteúdos relevante.

Veja alguns exemplos que podem fazer você ser encontrado:

  • Quanto custa um pacote de férias na Disney?
  • Qual é a melhor praia brasileira para se passar a lua de mel?
  • Onde se hospedar na Bahia?
  • Quais os melhores restaurantes de São Paulo?

Imagine sua agência respondendo essas perguntas por meio de um conteúdo personalizado, otimizado e exclusivo.

Sem dúvidas, muitas pessoas chegarão até o seu blog por meio desses materiais. Isso gera um relacionamento de confiança com seus leitores, o que, consequentemente, irá aumentar suas chances de fazer vendas.

5. Não deixe o e-mail marketing de lado

Muitas pessoas pensam que trabalhar com e-mail marketing é coisa ultrapassada.

Enganam-se, pois quem domina essa estratégia é capaz de criar um relacionamento mais consistente com seu destinatário, gerando grandes oportunidades de venda.

Por isso, outra dica de marketing digital para a sua agência de viagens é trabalhar com e-mail marketing.

Utilize esse canal para criar conteúdos de qualidade, promover ofertas e outras vantagens. Lembre o seu cliente que você existe.

6. Coloque em prática o Inbound Marketing

Muitas pessoas pensam que ter uma legião de seguidores nas redes sociais é o suficiente para ser reconhecido no seu ramo, porém, aliar estratégias de mídias sociais com Inbound Marketing é muito mais eficiente.

Procure falar com seus leitores, sem a intenção vender. Busque estar próximo de seus potenciais clientes.

Essa tática te torna especialista no que você posta e compartilha, potencializa suas chances de ser conhecido e respeitado no seu nicho de mercado.

Por isso, eduque para vender.

Explore dicas, crie guias com os melhores destinos, compartilhe curiosidades, reviews de clientes, entre tantos outros conteúdos que são possíveis produzir.

Você verá que com essa aproximação seu público estará mais engajado em te conhecer.

7. Automatize suas estratégias

Para otimizar todas essas dicas e etapas do marketing digital, tenha uma ferramenta que automatize essas ações para a sua agência.

Um exemplo é a Ideal Marketing, que pode ser uma opção de plataforma de automação para o marketing da sua empresa.

Essa ferramenta permite que você gere e nutra leads, faça campanhas de automação e fique de olho em suas redes sociais.

Caso sua agência ainda não tenha uma ferramenta de automação de marketing, invista em uma, pois só assim você otimizará seu tempo e melhorará seus resultados.

O seu destino é o sucesso!

O marketing digital tem o poder de converter e engajar a sua rede e ainda pode oferecer uma experiência única aos clientes.

Se você fizer esse planejamento na sua agência, enxergará que sua persona está ansiosa por uma boa oferta ou simplesmente por aquele famoso “empurrãozinho”, que a fará fechar com a sua agência.

E como você pôde notar, as dicas de marketing digital para a sua agência de viagens são simples, você só precisará de papel e caneta para criar um bom planejamento e uma ferramenta de automação para colocar em prática todas essa ações.

Algumas destas dicas podem garantir o melhor para seu cliente e para o seu negócio. Tenho certeza que existem ofertas que só a sua agência pode fazer.

E aí, qual vai ser o seu destino?

Escrito por: Gleice Prado, Jornalista e Redatora especialista em marketing digital na Ideal Marketing.

4 Comments

  1. Narmy de Paula

    sou Cliente monde e super indico, mega satisfeita com o sistema e suas frequentes atualizares e suporte. Este sistema mudou completamente nossa performance e visão de processos internos de nossa agencia, obrigada equipe monde. Narmy Turismo

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