Menu Close

15 dicas para a sua agência de viagens bombar no Instagram

Isabela Braga

por Isabela Braga
Marketing de conteúdo
isabela.braga@monde.com.br

Eu sei que vocês gostam de dicas sobre Instagram, afinal, essa rede social é excelente para ganhar visibilidade online e manter um relacionamento saudável com o público.

Então, se você quer bombar ainda mais o Instagram da sua agência, continue lendo pois eu vou te passar 15 dicas sensacionais!

Vamos lá? 

1- Procure por hashtags com alto volume de publicações, assim você pode colocá-las em suas postagens no Instagram

Essa é uma técnica super interessante para quem quer atrair o público certo no Instagram. Pesquisando por palavras-chave, você pode encontrar novos públicos, além de estudar o que as pessoas estão publicando e o que está funcionando nessa rede social (gerando engajamento).

Para o mercado do agente de viagens, é interessante pesquisar por: #agenciadeviagens, #agenciadeviagem, #viajar, etc. Busque variantes para ver qual está mais em alta.

No vídeo abaixo eu mostrei como buscar por publicações e hashtags. Dá um play para conferir:

2- Acompanhe o Instagram de pessoas que viajaram com a sua agência de viagens

Em algum momento antes da viagem, pergunte ao cliente que comprou com a sua agência se ele usa o Instagram e peça para seguir. Isso porque, quando alguém que usa redes sociais vai viajar, ela quer mostrar tudo, postar fotos e falar do que está acontecendo. Bem assim: 

Fique esperto e aproveite para curtir/comentar algumas publicações e responder stories, mostrando que você está realmente acompanhando aquele viajante. Isso é uma forma incrível de criar uma boa relação com o cliente!

3- Se você já tem um Instagram com um certo público, mas quer alavancar, faça sorteios

Realizar sorteios é um caminho interessante para ganhar visibilidade no Instagram. Muitas empresas fazem isso e os seguidores estão bem dispostos a seguir algumas regras para concorrer. 

Fique atento: na hora de escolher o produto, é importante pensar em oferecer algo que tenha a ver com a sua empresa. Não adianta você ser uma agência de viagens e sortear uma panela, concorda?

Também é importantíssimo estar por dentro das exigências legais para realizar um sorteio em redes sociais, assim você não terá problemas. 

E claro, crie um regulamento e uma imagem oficial para que o sorteio seja válido. O regulamento deve conter os passos que a pessoa precisa seguir para participar. Por exemplo:

  • Seguir o perfil da sua agência, 
  • Marcar 3 amigos nos comentários (não podem ser perfis de famosos);
  • Compartilhar a foto oficial no stories mencionando a agência, etc. 

Algumas dicas:

Foto oficial: não coloque na imagem oficial termos de ação, como “siga” e “marque amigos”, pois o Instagram pode excluir sua postagem. Essas informações estarão na legenda. O ideal é que a foto oficial contenha apenas a palavra “sorteio”, chamando bastante atenção. 

Aplicativo: utilize o “SorteioGram” para realizar o sorteio. É gratuito e muito simples de usar. A ferramenta irá listar e sortear um dos comentários da publicação.

Algoritmo de temporalidade: um dos algoritmos utilizados pelo Instagram é o de temporalidade. Ou seja, a rede social prioriza entregar conteúdos novos a cada vez que o usuário entra no aplicativo. Sendo assim, não adianta você criar um sorteio hoje e finalizá-lo em 3 meses, pois a publicação não irá mais aparecer para as pessoas. Pense em um tempo mais curto e faça testes para ver o que funciona melhor de acordo com o seu negócio. 

Melhor horário: olhe nas métricas do Instagram o melhor dia e horário para postar a imagem oficial do sorteio, assim você terá mais chances de impactar um número maior de usuários.

No vídeo abaixo você vai entender como analisar os melhores dias e horários dentro do Instagram Insights:

E se quiser entender mais sobre o Instagram Insights, leia “Instagram Insights: como usar essa ferramenta para medir seus resultados no Instagram”. 

4- Use imagens realmente interessantes

Uma agência de viagens tem a oportunidade de criar publicações lindas e muito interessantes sobre destinos. Então, faça com que seus seguidores sintam vontade de viajar!

Uma dica: use o pixabay ou o pexels, bancos de imagens gratuitas, para selecionar fotos de paisagens. 

Lembrando que é importante buscar por imagens gratuitas, ou seja, livre de direitos autorais. 

5- Relacionamento no Instagram: faça perguntas!

O Instagram é uma rede social de interação. Então, é importante que você mantenha uma conexão com os seus seguidores, respondendo e estimulando comentários. Você também pode fazer perguntas que além de criarem um ambiente de relacionamento entre a agência e o usuário, irão te ajudar a entender melhor seu público. Pergunte coisas como:

  • Se fosse para viajar hoje, você escolheria o destino A ou B?

  • Você viaja mais sozinho ou acompanhado? 
  • Você prefere viajar em qual época do ano?

Entre diversas outras perguntas. Seja criativo e comece a colocar essa dica em prática hoje mesmo!

6- Transforme o cliente em mídia

Se você identificar durante o atendimento que o seu cliente é ativo nas redes sociais, faça uma parceria. Peça para ele postar uma foto na viagem marcando a agência, ou seja, divulgando o lugar onde ele comprou. Em troca, você pode dar um passeio extra, um brinde, um ingresso, etc. 

Explique que a agência tem usado essa estratégia para divulgar destinos e conquistar novos públicos.

Agora, quero que você coloque essa ação em prática e me conte depois os resultados, ok?

7- Use imagens humanizadas

Está atento ainda? Essa dica é muito importante, ein!

Bom, pensando que o Instagram é um lugar para se relacionar e interagir, se sua agência de viagens só postar paisagens, textos e desenhos, vai ser difícil engajar os seguidores. Pessoas gostam de se relacionar com pessoas. Lembre-se disso!

Então, de vez em quando, poste uma foto de uma viagem que você ou algum funcionário realizou, apareça nos stories para tirar dúvidas, mostre a equipe, enfim. Coloque pessoas no seu Instagram!

8- Use um CTA fake nas publicações de conversão

O CTA (Call to action) é uma chamada de ação. Ou seja, é uma forma de guiar o usuário para o caminho que você quer que ele siga.

No momento de criar um anúncio, você poderá colocar um botão de ação, que vai ficar abaixo da imagem. Porém, eu indico que você crie um CTA fake dentro da própria imagem.

“Mas Isabela, o usuário nem vai conseguir clicar nesse botão fake”. Calma, eu sei! Mesmo que o botão não seja clicável, ele vai chamar atenção para o seu anúncio e pode ajudar na conversão!

Na imagem abaixo você pode ver um exemplo do uso desse CTA na prática:


(O CTA fake está indicando que o usuário deve ir para o perfil da Monde).

9- Use legendas mais longas e conte uma história

O limite para legendas no Instagram é de 2200 caracteres. Isso significa que você conseguirá criar um conteúdo bem interessante e relevante em cada postagem. Não existe um consenso sobre o tamanho ideal da legenda, mas se tratando de uma agência de viagens, é possível criar conteúdos muito ricos. 

Ser direto é importante, não adianta ficar de enrolação, mas passe uma informação completa, sem ficar se preocupando com o tamanho exato da legenda.

O Instagram, porém, não irá apresentar o seu texto completo no feed. Ele irá esconder a sua legenda a partir de 110-114 caracteres. O que isso significa? Que você deve chamar atenção no começo do seu texto!

Por isso, comece com uma pergunta chamativa. Por exemplo:

  • Quer conhecer os melhores restaurantes de Buenos Aires?
  • Já pensou em fazer uma viagem internacional este ano? Eu vou te ajudar!
  • Férias chegando? Conheça destinos que cabem no seu bolso!

Isso fará com que a pessoa sinta curiosidade e clique no “mais” para ler o conteúdo completo. 

Dica: adicione hashtags. Lembra que eu falei sobre buscar as hashtags com muitas publicações? Você pode usá-las nas postagens para aumentar a visibilidade. 

10- Fique de olho em referências

Isso não significa que você vai copiar o coleguinha, mas que vai entender o que a concorrência está fazendo para se inspirar.

Uma dica: é possível ver os anúncios ativos de perfis no Instagram. Então, se você quiser dar uma olhada no formato e na linguagem que outras agências estão utilizando para anunciar, basta entrar no perfil que você quer analisar, clicar nos três pontinhos que ficam no canto superior direito e ir em “sobre esta conta”. Em seguida, clique em “Anúncios Ativos” e pronto!

11- Marque locais

Sempre que der dicas sobre destinos, marque o local.  Você vai conseguir fazer isso na última parte da postagem, clicando em “adicionar localização”. 

12- Poste conteúdos variados

Uma agência de viagens tem muitos conteúdos interessantes para disponibilizar:

  • Dicas de viagens;
  • Dicas de planejamento financeiro (economizar para viajar);
  • Documentação necessária para viagens internacionais;
  • O que levar na mala de mão?
  • O que fazer no destino X;

São centenas de temas que chamam atenção de quem quer viajar. E você pode disponibilizar no feed, separando o conteúdo em dicas, gravar pequenos vídeos para o stories, fazer uma live ou um vídeo mais longo para o IGTV. Isso vai fazer com que você mantenha recorrência de conteúdos variados.

13- Se atente ao tamanho das imagens usadas nas publicações

É essencial postar imagens nos tamanhos corretos da rede social. Eu recomendo:

  • Stories: 1080 x 1920px
  • Feed: 1080 x 1080px

14- Veja quais usuários estão online

Indo na caixa de entrada do Direct, você vai saber quem está online pela bolinha verde ao lado da foto de perfil.

Com essa informação você pode interagir com quem tem mais chances de responder no momento.

15- Use a ferramenta Layout, do próprio Instagram

Esse aplicativo pode ser instalado no seu celular para criar uma imagem com um layout diferente, unindo fotos. 

Você pode aproveitar melhor o espaço da postagem dessa forma. Além disso, salvando a colagem, você já pode compartilhar direto no Instagram ou Facebook. 

Conclusão

Coloque essas dicas em prática e tenha ótimos resultados no Instagram!

Dúvidas? Pode deixar nos comentários. Será um prazer te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Webinar Google meu negócio --> EbooK Instagram -->
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]