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De 0 a 30 mil seguidores: como uma agência de viagens consegue vender com o Instagram

Isabela Braga

por Isabela Braga
Marketing de conteúdo
isabela.braga@monde.com.br

Você sabia que pode vender com o Instagram? Segundo estudos, 80% dos usuários dessa rede social seguem pelo menos uma empresa. Ou seja, apesar de ser um aplicativo para interação e descontração, se usado da maneira correta, pode atrair clientes e gerar vendas.

A Diana Carvalho, proprietária da Mundo 4 Estações, de Andradas – MG, compartilhou várias estratégias que ajudaram a agência a reunir e engajar mais de 30 mil seguidores no Instagram. Acompanhe!

Como vender com o Instagram: postagens promocionais no feed

O Instagram é uma plataforma focada em relacionamento e não em vendas. Por isso, as agências precisam saber dosar o conteúdo promocional e a linguagem que será utilizada em cada postagem, buscando passar credibilidade e manter uma ligação de confiança com o consumidor.

Para te ajudar a ter um direcionamento nas publicações promocionais (quantidade e linguagem), trouxe um conceito importante do mundo de marketing nas mídias sociais.

Princípio 80/20

A regra de pareto (ou princípio 80/20) foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto em 1906, quando analisou que 20% das pessoas tinham a posse de um número maior de terras e riquezas que a maioria, ou seja, os outros 80%.

Hoje o princípio é usado tanto na vida pessoal como profissional. A premissa é que 80% dos resultados vem de 20% das ações. Nas divulgações da sua agência, podemos usar essa regra da seguinte forma: disponibilize 80% de conteúdos de valor, relevantes e de ajuda, e 20% de conteúdos comerciais/promocionais.

Conteúdos que podem entrar nos 80% para publicar no Instagram:

Como economizar para comprar sua próxima viagem. Com este tema você consegue ajudar o consumidor no caminho de compra sem vender explicitamente seus produtos.

Destinos para visitar em dezembro. Apresentar destinos com um mês específico chama atenção de quem planeja as férias para esse período. Utilize meses variados.

Restaurantes que você precisa conhecer em Buenos Aires. Esse tipo de tema faz com que os viajantes sintam vontade de realizar a viagem e conhecer os pontos turísticos.

Quando viajar? Melhores épocas do ano para conhecer destino 


Conte sobre também experiências que você teve em suas viagens, o que gostou, como aproveitou da melhor maneira possível, se a quantidade de dias foi suficiente para fazer tudo o que queria. Enfim, use a sua autoridade como agente de viagens e conhecedor do local para indicar.

Segundo a Diana, as pessoas gostam muito de dicas de planejamento. Um problema universal é a falta de dinheiro para viajar, e se você conseguir ajudar seu cliente a se planejar, acabará ganhando com ele.

Além disso, foque em dar dicas práticas: uso do seguro, vantagens e desvantagens de viagens em grupo, documentações, vistos, etc.

Trouxe um exemplo do Instagram da agência Mundo 4 Estações, dando dicas sobre o destino Portugal. O conteúdo é atrativo, dinâmico e está moldado para o Instagram, especificamente.

 

 

20% Promoções comerciais que podem ser postadas no feed do Instagram

Nas publicações promocionais, seja claro no texto: coloque os valores, formas de pagamento, datas, hospedagem, etc.

Procure dar o maior número de informações, mas não enrole muito. O dia a dia costuma ser corrido e as pessoas precisam de leituras dinâmicas. Texto demais pode desviar a atenção do usuário e fazer com que seu conteúdo seja ignorado.

Postagens no stories do Instagram

Esse recurso do Instagram é muito interessante e permite que você faça vídeos, enquetes e perguntas de forma dinâmica e espontânea. A Diana recomenda que os stories sejam feitos por pessoas falando, pois a intenção é estreitar ainda mais o relacionamento com os seguidores.

Muitas agências compartilham postagens do feed nos stories, duplicando conteúdo, e essa prática pode não ser bem vista pelos seguidores. Busque sempre originalidade.

O conteúdo deste recurso pode ser mais variado. Ele pode mostrar o dia a dia da agência, alguma coisa de diferente que você está fazendo (algum curso, algum livro que indica). Também é interessante mostrar a equipe que está sempre com você e que atende os clientes. Isso criará uma relação de confiança, que é o primeiro passo para as pessoas tornarem-se suas clientes e/ou propagarem o trabalho da sua agência de viagens.

Dica da Sonho Real Turismo, Americana – SP

A Sonho Real, localizada em Americana, interior de São Paulo, utiliza o stories do Instagram para registrar as viagens em grupos ou famtours da agência. Essa é uma prática muito válida, que ajuda o consumidor a visualizar como seria a viagem naquele destino, pois ele assistirá as paisagens e os pontos turísticos do local.

Lembrando que os stories somem depois de um período de 24 horas, mas existe a opção de você colocá-los em destaque, para que os vídeos fiquem registrados no perfil da sua agência.

Para fazer isso, basta segurar pressionado o botão “Seu story” no momento da postagem, adicionar um título e colocar em destaque.

Dica da Mundo 4 Estações, Andradas-MG

Toda segunda-feira a agência libera uma enquete de perguntas nos stories para tirar dúvidas gerais do público. Como a agência tem muitos seguidores, a Diana acaba selecionando perguntas que costumam aparecer com mais frequência e as responde em vídeo, para que a explicação fique mais clara.

Para criar a enquete

Basta entrar no Instagram e adicionar um novo story. Você verá no canto superior direito algumas opções de botão. Clique na “carinha”.

O Instagram te dará várias opções de recursos: localização, hora, hashtag, etc. E também uma opção descrita como “Perguntas”. Clicando neste botão você poderá iniciar uma enquete com seus seguidores.

        

Frequência de postagem no Instagram

A indicação aqui é: utilize uma planilha no Excel para fazer o planejamento da frequência de postagens e dos temas para cada conteúdo que será disponibilizado. Assim você conseguirá manter a recorrência e a qualidade. Para a agência Mundo 4 Estações, em específico, o que funciona é fazer de 1 a 2 postagens por dia, alternando entre feed e stories. Mas o ideal é que você faça testes e meça os resultados para ir adaptando o planejamento da sua empresa.

Acesse nossa planilha e se organize!

Vale a pena impulsionar as publicações?

Conteúdos patrocinados precisam ser pensados com cautela. Se o usuário começar a visualizar muitos posts patrocinados no feed de notícias, poderá se incomodar e parar de seguir a agência. Impulsionar uma postagem que você julgou muito relevante e interessante pode funcionar, mas atente-se à frequência. A intenção é não incomodar o público, mas ajudar. Faça testes e analise como será o resultado.

Venda indireta através do Instagram

“Às vezes você entrega muita coisa, dá muita informação de graça para a pessoa ir fechar por conta própria ou com um concorrente”. Esse é um sentimento que as empresas que querem começar a disponibilizar conteúdo gratuito costumam ter.

É muito importante entender que a pessoa que tem o perfil e que gosta de comprar por conta, continuará fazendo esse processo independentemente do que você diga ou faça. Porém, oferecendo conteúdo útil, de qualidade e que ajudará de verdade o consumidor, as chances dele te indicar e propagar a sua marca são muito maiores. A pessoa pode não estar no momento de comprar uma viagem, mas ela indica os serviços e ajuda a agência a fechar uma venda indireta.

Além disso, em um determinado momento, a mesma pessoa que costuma fechar viagens por conta própria, pode precisar de uma agência para fechar um roteiro mais complexo e elaborado. Nesta hora ela irá optar pela agência que oferece um relacionamento de confiança.

E a porcentagem de vendas que o Instagram traz para a agência?

Na Mundo 4 Estações, cerca de 80 a 85% das vendas são iniciadas no Instagram. Isso não significa que os demais canais de atendimento (WhatsApp, e-mail, ligação, presencial) recebem poucos clientes, mas o Instagram tem uma participação realmente incrível nas vendas da agência.   

Dica: não fique dependente de redes sociais. Elas são excelentes canais de distribuição de conteúdo e atração de clientes, mas a audiência gerada nunca será sua. A intenção é sempre criar ações para direcionar o público para um canal seu, da sua agência. É muito importante usar e usufruir das redes sociais, mas nunca fique a mercê delas.

Você pode direcionar a audiência para o seu blog, site, lista de transmissão (e-mail), por exemplo.

Para anotar: pontos importantes

Planejamento: não inicie suas divulgações sem ter um planejamento e objetivos claros.

Invista tempo: dedique-se, pois com dedicação você começará a produzir conteúdos cada vez melhores. Lembre-se: postar por postar não traz retorno.

Não panflete: pegar uma lâmina que chegou de algum fornecedor, salvar no celular e divulgar no Instagram. Isso não é conteúdo original e não será relevante para os usuários.

Não tenha medo de entregar demais: não tenha aquele pensamento de “não irei falar tudo isso, porque se eu passar tanta informação a pessoa vai fechar sozinha na internet”. O conteúdo só é válido na vida das pessoas se agrega valor. Quando você começa a ter medo de compartilhar, o material torna-se fraco e desinteressante.  

Assista a palestra gratuita: como uma agência está vendendo mais com o Instagram!

Espero que este conteúdo te ajude a vender com o Instagram! E lembre-se: uma boa estratégia não é capaz de melhorar nada se ficar apenas na teoria. Comece a colocar em prática! Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

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