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Como ganhar seguidores no Instagram oferecendo bons conteúdos

Isabela Braga

por Isabela Braga
Marketing de conteúdo
isabela.braga@monde.com.br

Você sabe como ganhar seguidores no Instagram oferecendo conteúdos de qualidade? As agências de viagens têm uma vantagem em relação às OTAs, a possibilidade de criar um relacionamento com os consumidores e humanizar a imagem da marca. O Instagram é uma rede social informal e pode ajudar muito no contato direto com pessoas. Neste artigo, vou te ajudar a entender como sua agência pode divulgar no Instagram, transformando seguidores em clientes.

Dados do Instagram

O Instagram é uma rede social que surgiu em 2010, porém, seu sucesso realmente começou depois da compra da rede pelo Facebook em 2012. Recentemente um anúncio foi divulgado: o Instagram chegou a marca de 1 bilhão de usuários.

Um outro dado muito interessante para nós é que o Brasil está em segundo lugar no ranking de países que mais utilizam o Instagram, com cerca de 50 milhões de usuários, perdendo apenas para os Estados Unidos. Ou seja, é possível conquistar um público muito bom. Além disso, 32% de toda a internet está no Instagram.

O Brasil também está presente em um outro ranking importante para quem quer divulgar nas redes sociais. Segundo estudos, nós passamos em média 3 horas e 39 minutos por dia em redes sociais. Ocupamos a segunda colocação no ranking mundial, estando atrás apenas dos filipinos.
Fonte: techtudo.

Todos esses dados são importantes e precisam ser analisados com cautela. Existe chance de alavancar sua agência de viagens com o Instagram? Sim, claro. Mas é necessário se atentar sempre a qualidade e a frequência do que será disponibilizado.

Seguidores no Instagram: será que o meu público está nessa rede 

Segundo dados de 2017, o Instagram conta com um público majoritariamente jovem. 90% dos usuários ativos têm menos de 35 anos e 53% do público total segue alguma marca. Além disso, 53% dos usuários são mulheres e 47% são homens. Um número bem equilibrado.

Olhando essas porcentagens, você pode responder se o público que compra na sua agência de viagens corresponde ao perfil? O Instagram é uma rede social que atrai muitos jovens, e isso precisa ser avaliado em seu negócio. Analise a massa de compradores da sua agência para decidir se faz sentido começar uma nova estratégia nessa rede social.
Essa análise de informações pode ser feita com facilidade em um sistema de gestão, afinal, as informações de cadastro de pessoas e vendas ficam armazenadas em um só lugar, possibilitando que você encontre tudo com facilidade.
Se quiser entender um pouco mais sobre os benefícios de um sistema de gestão para sua agência de viagens, leia o artigo: por que investir em um sistema de gestão?

Lembre-se que é importante estar presente na internet, afinal, as pessoas estão cada vez mais conectadas. Se o seu público está no Instagram, não perca tempo. Você pode conseguir a atenção deles e ganhar seguidores que podem virar clientes e indicar sua agência.

Para que você possa entender melhor sobre público e o perfil do seu cliente, leia nosso artigo sobre persona e saiba como trabalhar ações de marketing e vendas mais direcionadas.

Instagram para negócios

O Instagram permite que as empresas tenham um perfil comercial na plataforma. Se você anuncia sua agência de viagens por um perfil que não é business, faça a migração para a conta comercial. Basta ir em “Opções” e na parte “Conta” clicar em “Mudar para conta comercial”. Depois selecionar uma categoria: blog pessoal, negócio local, produto, etc.

     

Com este perfil de conta, você ganha métricas que vão além das curtidas e compartilhamentos. Conseguirá analisar o alcance das suas publicações, as visualizações do perfil e novos seguidores, por exemplo. Além disso, poderá preencher dados de contato (telefone, e-mail e endereço), facilitando a interação do consumidor com a agência.

Neste link você encontra um passo a passo de como criar uma conta no Instagram, caso tenha dúvidas.

O que publicar para ganhar seguidores com o Instagram?

O Instagram é uma plataforma visual, por isso é preciso se atentar a qualidade das imagens. Vale lembrar também que é necessário ter objetivos definidos: o que você quer alcançar com as publicações, como estão suas métricas hoje e quais são as melhorias que você espera ter? Batemos sempre na tecla de que o conteúdo postado em qualquer canal deve ser relevante para o seu público. Definindo os objetivos você poderá acertar mais no que está oferecendo.

O Instagram permite que você insira até 2.200 caracteres no texto que acompanha suas postagens, mas o ideal aqui é ser objetivo: texto demais pode incomodar.

Histórias do Instagram

O Instagram possui uma ferramenta que permite que fotos e vídeos sejam gravados de forma mais real e espontânea. Isso não deixa de ser um formato de entrega de conteúdo, que tem uma vantagem enorme para as empresas: não é necessário investir em tratamento de imagens, estúdios de gravação, câmeras profissionais e etc. O que fez o Instagram Stories ser um sucesso, foi exatamente essa facilidade para se conectar com as pessoas, mostrando cenas do dia a dia. Além disso, tudo fica registrado por 24 horas. Ou seja, todo dia você pode postar novidades.

Atualmente, milhares de empresas usam essa ferramenta para anunciar e, principalmente, para manter um contato mais direto com os consumidores.

O que devo publicar no Stories?

Um bom post no stories não precisa de superprodução, ao contrário de outros canais de distribuição de conteúdo. Isso não significa, de maneira alguma, que você não deve se planejar antes de postar. Comece fazendo testes para os melhores horários de postagem. Segundo pesquisas, o horário comercial costuma ter baixo acesso, entre 19h e 21h as pessoas costumam olhar mais o Instagram. Mas não deixe de testar. Cada público reage de uma forma e você pode conseguir resultados em outros horários.

Mostre os bastidores da agência, apresente coisas como o dia a dia de um agente de viagens. Uma dica muito interessante: tire dúvidas frequentes nos stories. Reúna as questões que acabam deixando os consumidores indecisos e que sempre aparecem durante um atendimento, na fanpage, pelo WhatsApp, etc. Procure sempre respondê-las abrangendo todo o público. Consumidor seguro se torna comprador, por isso é importantíssimo sanar todas as dúvidas que podem se tornar objeções.

Faça Stories de viagens, de depoimentos de clientes satisfeitos, das novidades da agência. Enfim, materiais mais espontâneos. Tente criar uma frequência de postagens, e uma dica: evite textos nos Stories. Como as fotos aparecem apenas por alguns segundos, textos longos não são lidos.

Instagram IGTV

Recentemente o Instagram lançou o IGTV, uma plataforma de vídeos verticais com resolução 4k, que podem ter um tempo de duração de 15 segundos a 1 hora. Esse é mais um canal que pode ser explorado pelas agências de viagens, pois como o Instagram chegou a marca de 1 bilhão de usuários, é interessante explorar ao máximo esta plataforma.

Neste artigo nós damos algumas dicas sobre como começar a utilizar o IGTV e o que anunciar.

Instagram de sucesso

A Mundo 4 Estações é uma agência de viagens cliente da Monde e tem um Instagram profissional com mais de 28 mil seguidores. Entre as publicações encontramos dicas de viagens, destinos e pontos turísticos. Podemos analisar o uso de imagens chamativas, o que é essencial no Instagram, uma plataforma extremamente visual. Quando as pessoas estão rolando o feed de notícias, só dedicam alguma atenção às imagens chamativas.

Além disso, a Mundo 4 Estações faz publicações de stories com frequência, falando sobre diversos assuntos pertinentes ao viajante: explica conceitos, como oferta e procura, dá dicas de viagens, responde dúvidas dos consumidores, etc.

Isso gera uma grande conexão da agência com os clientes e possíveis clientes. A entrega de valor é muito alta e faz com que o nome da marca fique na cabeça das pessoas. Quando elas pensarem em viajar, se lembraram da agência que ofereceu ajuda e que se fez presente no dia a dia. Já citamos em outro artigo, mas vale a pena reforçar: você precisa estar presente para conquistar vendas, e as pessoas estão na internet. Apareça!

Depoimento da proprietária da Mundo 4 Estações 

“O Instagram é hoje a nossa principal rede social de atuação. Trabalhamos posts no feed (a galeria de fotos), nas stories (de forma constante e intensa) e também no IGTV. O nosso posicionamento é o de construir uma relação de confiança, credibilidade e afinidade com o nosso propósito, nosso conteúdo e até mesmo comigo, Diana, proprietária da agência. Faço pouquíssimos anúncios ou publicações com o intuito de vender serviços ou grupos. Menos de 5% das nossas postagens tem esse fim, pelo menos diretamente. Muitos de nossos seguidores e fãs (a maioria) não se tornam clientes de imediato, mas são propagadores da agência e clientes em potencial para futuras viagens. Hoje em dia (isso acontece há cerca de um ano e meio, desde Março/2017), 80% das nossas vendas são para seguidores do Instagram. Não é que nós vendíamos pouco antes do Instagram, é que nós vendemos muito mais depois dele. Mas não foi fácil chegar nesse formato. O sucesso veio a partir de Março/2017, a partir de um cliente influenciador de grande poder (ou seja, contamos com o fator sorte – porque este cliente influenciador não foi contratado nem pago para isso). O primeiro post do perfil foi feito no dia 03/02/2013”

Conclusão

Analisando todos os dados disponibilizados neste artigo, você acha que vale a pena para sua agência de viagens publicar no Instagram? Se você já publica, conte-nos quais são suas estratégias.

O conteúdo foi útil? Se restou alguma dúvida, deixe nos comentários.

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