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Como escolher os melhores fornecedores para sua agência de viagens

Érico Campos

por Érico Campos
Gerente de sucesso do cliente
erico.campos@monde.com.br

Uma agência de viagens que entrega ótimas experiências aos clientes deve sempre pensar na escolha de bons fornecedores, afinal, são os produtos oferecidos por eles que farão parte da imagem que os clientes têm do seu negócio! Mas nós sabemos que muitas vezes é um desafio escolher os fornecedores que trarão serviços de excelência para sua agência de viagens. Você já sentiu essa dificuldade? Pensando nisso, nós preparamos algumas dicas que vão te ajudar nessa escolha! Então continue lendo este artigo para saber como escolher os melhores fornecedores para sua agência de viagens.

Qualidade no serviço

A qualidade do serviço oferecido é um fator que influencia diretamente a escolha do melhor fornecedor para sua agência. O colocamos como primeiro item da nossa lista propositalmente, pois é um fator importantíssimo e inegociável. 

A garantia de um bom serviço por parte do fornecedor é fundamental para que a agência também entregue qualidade ao cliente final. Pense que o que está em jogo é o nome da sua agência, a marca do seu negócio e a satisfação dos seus clientes.

Por exemplo, sua agência de viagens pode fazer uma ótima venda e encantar o cliente fazendo demonstrações sobre o destino, mostrando um atendimento de primeira. Mas se ao embarcar o consumidor se deparar com problemas causados por maus fornecedores, a expectativa inicial não será atingida e ele se sentirá insatisfeito com a viagem e com sua agência, que foi o contato direto dele nessa experiência. 

Entenda que um cliente satisfeito com a compra é um defensor da sua marca. Sempre que ele pensar em comprar uma outra viagem ou indicar para alguém, usará o nome da sua empresa. Esse é o tipo de Marketing que todos os empreendedores querem. A indicação e as boas avaliações. Mas, da mesma forma que um cliente satisfeito fala bem, um insatisfeito fala mal. E nós sabemos que o impacto de um consumidor denegrindo sua marca é muito maior do que o de vários falando bem.

Assim como é importante ser uma referência entre os seus clientes, lembre-se que você também deve saber como e onde buscar referências sobre fornecedores e outros serviços. Estude e converse com outros agentes de viagens. Nunca contrate apenas porque o fornecedor tem “nome no mercado”. Isso não significa qualidade e você pode prejudicar radicalmente a imagem da sua empresa. 

Preço

A qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelos seus fornecedores não deve ser negociada. Porém, isso não significa que o fornecedor que cobra o preço mais alto oferece o melhor serviço. Esses fatores não estão necessariamente interligados. Por isso, uma vez que você tenha feito um primeiro filtro no mercado e selecionado alguns fornecedores de qualidade garantida, é hora de negociar!

O preço é um item muito importante para se levar em consideração na hora de fechar negócio com um fornecedor, ainda mais quando se está falando sobre uma agência de viagens, que irá fazer o repasse do produto ou serviço ao cliente final, ficando apenas com sua comissão.

Pensando nisso, encontrar um fornecedor que garanta o melhor preço do mercado é certeza de oferecer valores vantajosos ao cliente e até aumentar a receita da agência. Afinal, vendendo um produto que tem o preço mais baixo que o da concorrência, você pode colocar uma taxa de serviço e ter um lucro maior para a agência (mantendo a vantagem para o cliente). 

A dica na hora de encontrar o melhor preço é comparar. Com alguns fornecedores em mãos, veja quais oferecem os melhores valores e condições. Se necessário, confronte-os mostrando os preços que você pesquisou, e se você tiver um volume alto de vendas mensais, mostre ao fornecedor. Ele ficará mais interessado. Negocie usando o que você tem. Além disso, optar por um fornecedor menor muitas vezes pode ser garantia de uma negociação facilitada e, consequentemente, preços e condições melhores.

Relacionamento

Até mesmo o melhor fornecedor está sujeito a imprevistos. O objetivo deste item é mostrar que um problema pode ocorrer, mas se você tiver uma boa comunicação e um bom relacionamento com seus fornecedores, a resolução será rápida. A vantagem dessa comunicação clara abrange a agência, o fornecedor e o cliente. Afinal, a entrega é a mesma. Todos querem entregar um serviço de primeira para ter mais um cliente satisfeito.

Senso assim. busque fornecedores com quem o contato possa ser feito de forma rápida e simples, e que acima de tudo, estejam dispostos a ajudar a agência no que for preciso.

Procure sempre saber sobre os canais de comunicação que sua agência pode utilizar com o fornecedor e como é prestado o suporte necessário caso necessite resolver algum problema. Assim como a qualidade, o bom relacionamento não deve ser descartado na escolha dos seus fornecedores.

Regras e diferenciais oferecidos

Outros fatores que devem ser considerados no momento de escolher o fornecedor ideal para a sua agência de viagens são as regras e diferenciais oferecidos por eles. É claro que existem outros itens mais importantes, como já citamos. Porém, encontrar um fornecedor que seja mais flexível com suas regras de faturamento, tanto para pagamento quanto para recebimento, é muito positivo.

Pensando no cenário acima, imagine as vantagens de se trabalhar com um fornecedor que faz as cobranças de maneira quinzenal ao invés de semanal, por exemplo. Pensando na negociação, de imediato você ganha uma semana de prazo para dar aos seus clientes e garantir a venda. O contrário também é válido, quanto mais rápido um fornecedor garante o pagamento de suas comissões, mais confortável fica o fluxo de caixa da sua empresa.

Outro ponto é pesar tudo que o seu fornecedor pode oferecer a mais e que pode ser utilizado como diferencial competitivo pela sua agência.

Por exemplo, um fornecedor que trabalha com uma política de over e incentivos possibilita um aumento real da receita da agência. Outros que oferecem fam tours e treinamentos aos agentes trazem um ganho em conhecimento que será transmitido ao cliente final no momento da venda. Então, na hora de escolher o fornecedor ideal faça a seguinte pergunta: qual diferencial ele oferece para a minha agência?

Pesquise com outras agências / Referências

Tenha contato com outras agências que podem ser grandes aliadas na hora de selecionar os seus fornecedores. Busque sempre trocar experiências, entender melhor como cada fornecedor trabalha e, acima de tudo, se o que é ofertado é realmente entregue. 

Nesse networking a ideia é conhecer melhor quais são as referências de cada fornecedor, entender como lidam com cada situação, e assim, identificar qual seria o mais indicado para a sua agência. Essas troca de informações te ajudará a ter uma ideia concreta de como aquele fornecedor trabalha, facilitando sua escolha. 

Tenha mais de um fornecedor para cada produto ou serviço

Nem sempre é uma boa ideia dar exclusividade para um fornecedor em específico, mesmo que ele atenda todos os critérios citados anteriormente.

Manter a sua agência sem opções de escolha a torna refém das condições e disponibilidade de uma única empresa. Mesmo que nunca tenha havido qualquer tipo de problema, imprevistos acontecem. Então, para resguardar a sua venda e garantir uma viagem tranquila ao seu cliente, sempre tenha pelo menos um fornecedor como plano B.

Agora que você já conhece todas as dicas é hora de colocar em prática e escolher os melhores fornecedores para sua agência de viagens. Sempre faça suas escolhas focando no melhor para sua empresa e, principalmente, para o seu cliente.

 

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