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Como criar relacionamentos duradouros com os meus clientes

Isabela Braga

por Isabela Braga
Marketing de conteúdo
isabela.braga@monde.com.br

O cliente comprou uma passagem com você em 2017. Em 2018 suas vendas caíram ao ponto de você ligar para esse cliente simplesmente pra tentar vender, sem ter construído qualquer relacionamento com ele. Isso soa familiar? Esse cenário é bem comum no meio das agências de viagens. Porém, é muito prejudicial entrar em contato com o cliente, meses depois da viagem dele, apenas para tentar vender um pacote novo.

Eu sei que não é fácil manter um relacionamento com os diversos clientes que você tem, mas pense: clientes satisfeitos, que sentem que a agência é realmente uma parceira, voltam a comprar. Neste artigo vamos dar algumas dicas para que você consiga, de maneira fácil, criar um relacionamento com seus clientes. Acompanhe. 

Não tente contato com o cliente só para vender

“Oi fulano, tudo bem? Então, estamos com uma promoção para Maceió. Você não está afim de saber a proposta?” Com essa abordagem, o cliente irá desligar o telefone (ou excluir o e-mail) sem nem te dar atenção. O relacionamento só acontece de forma eficaz quando você oferece algo que interessa o cliente.

Vamos aos exemplos: eu, Isabela, comprei uma viagem na sua agência há 2 meses. Hoje o seu sistema mostrou que você tem uma tarefa “mandar um e-mail para a Isabela”. O que você pode escrever nesse e-mail? “Bom dia Isabela, tudo bem? Estou passando para te indicar um Blog sobre viagens. Sei que você gosta de praias (para saber isso, você precisa manter anotações das negociações e vendas que já fez para mim, sua cliente no exemplo). Por isso, separei este conteúdo em especial: “Como conhecer as praias mais lindas do Brasil gastando pouco”. Espero que goste. Precisando, estou à disposição.”

Viu? Você mandou um material que é interessante e que está relacionado ao meio do turismo. O ideal é que sua agência tenha conteúdos próprios, mas no caso de não ter, busque na internet, leia para ver se é mesmo relevante e encaminhe. Eu tenho certeza que seu cliente se sentirá especial, e o melhor, guardará o nome da sua marca. Quando ele quiser viajar novamente, sua agência de viagens estará a frente das outras.

Outra dica: você também pode enviar e-mails em datas especiais. Datas de aniversário, aniversário do filho pequeno do seu cliente, etc. Por exemplo, um casal viajou em lua de mel com a sua agência. Deixe uma tarefa para mandar um e-mail após 1 mês desejando felicidades. “Bom dia Juliana e Rafael, tudo bem? Vi que faz 1 mês desde que vocês se casaram. Estou passando para desejar os parabéns. Felicidades sempre. Contem com a (Nome da sua Agência) para o que precisarem. Abraço!”

E de quanto em quanto tempo eu devo mandar algo?

Aqui nós não temos uma regra. Minha recomendação é: comece buscando em seu sistema clientes que viajaram há 2 meses. Essas pessoas estão com a experiência da viagem bem fresca na memória. Leia as anotações da negociação de cada um (como é o cliente, como foi a viagem, o feedback que ele deu, para onde ele foi, etc) e separe alguns conteúdos legais. Personalize bem o e-mail, com o nome, o destino da última viagem e faça o que eu falei no tópico anterior. Essa é uma maneira de começar esse trabalho.

Como me organizar para não esquecer nenhum cliente?

Se você tem funcionários na sua agência, cada um deve entrar em contato com os seus próprios clientes. A abordagem será mais eficaz, pois a pessoa se lembrará do atendimento e do vendedor. Se você trabalha sozinho ou é home office, terá que ser ainda mais organizado para que nenhum cliente “fique de fora”.

O ideal é que sua agência tenha uma ferramenta de CRM, assim, você pode inserir uma tarefa e o sistema te notificará quando o dia chegar. Por exemplo: depois que o seu cliente foi viajar, retornou e você já fez o processo de pegar o feedback, anote na ferramenta “próximo contato em 35 dias”. Deixe todas os registros sobre esse cliente salvos na tarefa e adicione o que você pretende enviar em 35 dias. “Enviar e-mail com conteúdo sobre economia, pois durante a negociação o cliente se mostrou bem interessado na área de investimento”.

Caso você queira começar agora e não pode contratar um sistema, crie uma planilha bem estruturada. Recomendo que use a planilha e o Google Agenda para criar os lembretes de tarefas. Na planilha você registra o perfil do cliente e o que encaminhará a ele, e no Google Agenda você marca a data junto com uma descrição. Exemplo: e-mail para Paulo Santos que viajou para Bahia em 10/02″. Se você sincronizar a Agenda com o seu celular, receberá as notificações e poderá se organizar.

Espero que este artigo te ajude a criar relacionamentos duradouros com seus clientes. Dúvidas ou mais dicas, deixem nos comentários!

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