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Como aumentar suas vendas sem contratar novos funcionários

Isabela Braga

por Isabela Braga
Marketing de conteúdo
isabela.braga@monde.com.br

Você quer que sua equipe venda mais? Acredito que todos os donos de empresas querem isso. Mas não pense que para aumentar suas vendas você precisa necessariamente contratar mais funcionários. Se sua agência de viagens ainda não está no momento de expandir a equipe, é possível vender mais com a equipe atual! Leia o artigo para entender como.

Redirecione funcionários para vender

Aposto que você pensou: “eu não posso redirecionar funcionários para vender, eles já têm suas próprias tarefas”. Acertei? Mas calma! Vamos criar um cenário e imaginar que uma agência de viagens tem 3 funcionários: o proprietário, um vendedor e uma pessoa que cuida de faturas e faz a conferência de dados nas planilhas. Agora vamos pensar apenas nesse funcionário que faz as conferências. Existe uma maneira de otimizar o trabalho dele? Se sim, a agência precisa investir nessa solução, pois não faz sentido manter um colaborador fazendo algo que pode ser feito por uma ferramenta com mais rapidez, chance zero de erros e custando menos.

Existem inúmeros gastos e burocracias que envolvem o processo de contratar e manter um funcionário. Por isso, não deixe de pensar em tudo que é possível fazer para melhorar a agência, e claro, para aumentar o faturamento. O funcionário contratado para conferir faturas que chegam dos fornecedores, relatórios de despesa, receitas (e outras tarefas manuais) não traz receita, pois ele não vende. É mais lucrativo mantê-lo nesse trabalho ou investir em um sistema que cumpre todas essas tarefas?

Mas o pior cenário ocorre quando o gestor se encarrega desses processos manuais. Afinal, o trabalho de um gestor é pensar em estratégias para aumentar as vendas, melhorar o pós-venda, crescer o número de clientes prospectados, melhorar o marketing da agência, entre outros fatores que são essenciais para que uma empresa se mantenha no mercado. Cuidando dessas conferências manuais, o gestor fica sem tempo para as estratégias e o resultado pode ser desastroso.

Mas não deixe de conferir 

Não me entenda errado. Toda essa conferência é essencial. Os fornecedores emitem milhares de faturas todos os dias e a chance de um erro de digitação ou de uma fatura ser enviada errada é grande. Você precisa certificar-se de que o recebimento está correto, mas não é necessário acrescentar uma pessoa a folha de pagamento para que esse encargo seja feito com excelência. Com a tecnologia que temos hoje, essa análise acontece com alguns cliques em um sistema de gestão para agências de viagens, por exemplo.

Então, invista em tecnologia e ofereça treinamento para o funcionário que passava horas conferindo dados de forma manual para que ele possa atender clientes, vender e aumentar o faturamento da sua agência. Se você é o proprietário e cumpre essas atividades manuais, fique atento, você está perdendo tempo e, consequentemente, dinheiro. 

Tenha na sua equipe só os melhores

Existe um fator muito importante para manter uma equipe saudável: o alinhamento. Quando um funcionário da sua equipe está desalinhado da cultura que você construiu para a sua empresa, os outros são prejudicados.

Como gestor e líder, você deve estar sempre atento àqueles que não buscam crescimento e melhoria contínua. Se você quer um time de vendas diferente, forte e que conquista os clientes, é necessário ter uma equipe homogênea. Ou seja, o time precisa ter o mesmo alinhamento para que todos caminhem na mesma direção.

Não mantenha um funcionário desalinhado, que não dá o seu melhor e que não veste a camisa da sua agência. Falando de vendedores, você precisa de uma equipe que além de ter conhecimentos técnicos para vender, tenha vontade e determinação. Se os funcionários bons veem um ruim que não agrega valor, o clima de trabalho muda. Você pode até perder seu melhor vendedor por não demitir o que é ruim. Leia o artigo: Como contratar funcionários capacitados para sua Agência de Viagens para entender como é possível construir esse time super qualificado.

Faça reuniões de resultado 

Na sua agência você costuma fazer reuniões mensais de resultados? Essas reuniões são importantes por dois motivos: o funcionário pode mostrar o que fez durante o mês para vender, como se sentiu com os processos e onde teve dificuldade e o gestor consegue ter a visão panorâmica do time. Em conjunto o poder de entender o que deu certo e o que deu errado não fica concentrado em uma pessoa. Essas reuniões também podem abordar temas de treinamento, como destinos, entendimento do turismo, cursos e livros que todos podem ler. E tudo isso ajuda no processo de alavancagem das vendas.

Claro que para entender quais foram os resultados do mês, você precisa ter um histórico das vendas e dos atendimento de cada vendedor. Assim você pode visualizar em relatórios a evolução total das vendas e a evolução de cada vendedor ao longo dos meses, bem como o que deu certo (para continuar) e o que deu errado (para não repetir).

Depois de ler este artigo, reflita: estou tendo tempo para pensar de forma estratégica e ajudando a minha agência a crescer? Os investimentos que eu faço ajudam a minha agência a aumentar o faturamento? Espero que o artigo ajude sua agência a vender mais. Dicas e dúvidas, deixem nos comentários.

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