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11 dicas para vender viagens na Black Friday

Isabela Braga

por Isabela Braga
Marketing de conteúdo
isabela.braga@monde.com.br

Escute o blog post abaixo:

Você gosta de comprar na Black Friday?

 E de vender? Aposto que gosta mais ainda!

como vender viagens na black friday

A Black Friday vai acontecer no mês que vem (novembro) e por isso eu trouxe neste conteúdo 11 dicas para que você crie uma estratégia de vendas que realmente vai trazer resultados para a sua agência. 

Nós vamos falar sobre:

  • Como gerar expectativa;
  • Dicas para criar boas imagens;
  • Tipos de e-mail para a estratégia;
  • Orçamento para anúncios;
  • Entre outros temas e dicas que vão te ajudar muito!

Então, continue lendo e arrase nas vendas!

1- Decore a sua agência de viagens para a Black Friday

Acredito que muitas pessoas que estão lendo este conteúdo têm agências físicas. Por isso, a primeira dica não está relacionada ao meio digital, mas à estrutura da sua loja.

Antes de pensar nas estratégias para o meio online, você deve pensar no seu local físico. Isso significa decorar a sua agência com bexigas e cartazes, mostrando que sua empresa terá promoções na Black Friday. Também é interessante fazer uma camiseta específica para a ocasião.

Essas dicas irão impactar o meio online também, pois você poderá tirar fotos para atualizar as redes sociais e mostrar que sua agência de viagens está preparada para arrasar na Black Friday!

2- Gere expectativa e provoque curiosidade 

Essa dica é muito importante, pois gerar expectativa é um jeito de aumentar as buscas pelo produto que você está ofertando. 

Faça postagens do tipo:

como vender mais viagens na Black Friday

No texto eu criei uma contagem regressiva para a divulgação das promoções de viagem. Lembre-se de usar um texto curto e chamativo.

E uma dica: não faça muitas publicações desse tipo. 3 ou 4 já irão criar um cenário de expectativa interessante. Não precisa publicar todos os dias até a Black Friday, pois isso pode ser incômodo. 

3- Crie imagens incríveis 

Eu já falei aqui no blog que é essencial criar imagens de qualidade para as redes sociais, afinal, elas precisam chamar atenção de um jeito positivo. 

Nas postagens sobre a Black Friday, você tem que buscar se destacar em meio as milhões de empresas anunciando. Então, dedique tempo na criação da imagem. 

Para te ajudar com isso, separei um vídeo que o Nicolas, designer aqui da Monde, gravou sobre o Canva, uma ferramenta de design gratuita e muito útil para quem não tem conhecimento sobre o Photoshop. 

Dicas extras:

4- Crie bons e-mails e use um disparador de e-mail marketing

Os e-mails ainda são uma estratégia interessante para chamar a atenção de um público. Por isso, eu escrevi dois e-mails para você se inspirar. 

como vender mais viagens na Black Friday

E falando sobre o disparador de e-mail, eu indico o Benchmark. Ele tem uma versão gratuita que permite o cadastro de 2 mil contatos e o disparo de até 14 mil e-mails por mês. Dá para criar uma ação bem legal! 

5- Dispare um e-mail com antecedência 

É essencial começar a campanha de e-mails com antecedência, pois viajar requer um tempo de planejamento e também existe a jornada de compra que precisa ser respeitada. 

Fases da jornada de compra:

Tranquilo – Ainda não sentiu vontade de viajar.

Incomodado – Começou a se frustrar com a rotina e quer fazer algo diferente. 

Pesquisador – Momento em que o consumidor estuda opções, agências de viagens, promoções, etc.

Comparador – Vai comparar os preços em diferentes agências de viagens e em OTAs. 

Comprador – Decidiu onde irá comprar e tomou a ação. 

Coloquei essa jornada para que você entenda que a compra não acontece do nada, pois ela tem um caminho. Então, não mande um e-mail muito em cima da data da promoção, dê espaço para que os consumidores consigam comprar com segurança. 

6- Defina quais serão as promoções ofertadas na Black friday com antecedência

Tudo precisa ser planejado com antecedência. Então, crie uma planilha com as promoções que serão ofertadas para que tudo fique organizado. 

Não deixe para planejar nos últimos minutos, porque vai virar uma correria e isso irá atrapalhar as divulgações e vendas.

7- Crie um calendário de postagens para a divulgação dessas ofertas 

A divulgação é um dos pontos mais importantes para a estratégia da Black Friday. E para ter resultados reais, é preciso divulgar com calma e organização. 

Para te ajudar com isso, criei uma planilha exclusiva de postagens. Nela você vai poder organizar os textos, horários e em quais redes sociais publicar. Assim as informações vão ficam centralizadas. 

dicas para vender na black friday

8- Separe um orçamento para anúncios 

Agora, vamos falar de dinheiro. Como estamos conversando sobre uma ação de marketing, anunciar é essencial. 

Ainda mais se pensarmos que na Black Friday centenas de empresas anunciam e estão preparadas para vender mais!

Sendo assim, não adianta apenas postar imagens incríveis, textos chamativos e gerar expectativa, você precisa ter um orçamento para competir!

Pense e calcule: quanto do orçamento total de marketing eu vou disponibilizar para impulsionar as publicações nas redes sociais e criar um anúncio de conversão no Google?

Dica: eu recomendo que você comece investindo pouco e vá aumentando o valor conforme a data da Black Friday for chegando. 

Por exemplo: 

1- Publicação no Facebook e Instagram. Será divulgada no dia 16/10. Vou investir 40 reais em impulsionamento e deixar disponível por 4 dias. 

2- Publicação no Facebook e Instagram. Será divulgada no dia 24/10. Vou investir 70 reais e deixar disponível por 5 dias. 

E assim por diante. Na planilha que criei e deixei disponível, você poderá colocar o valor que será utilizado no impulsionamento e o tempo que o anúncio vai ser veiculado. Preencha tudo certinho para manter essa estratégia organizada!

9- Mude a capa das redes sociais para anunciar a Black Friday

Essas dica é uma forma de divulgar suas promoções sem gastar nada. 

A capa do perfil da sua agência de viagens no Facebook é um excelente espaço para anunciar. Então, crie uma capa de qualidade, anunciando que a sua empresa terá promoções na Black Friday. 

Você pode usar o Canva para essa ação, como falei anteriormente.

10- Crie uma lista com emails ou Whatsapp de pessoas que não estão em contato com a sua agência há um tempo

Para essa dica você vai precisar de informações centralizadas e organizadas.

Se você tiver informações atualizadas das pessoas que já contataram a sua agência, vai poder filtrar aquelas que não entram em contato há pelo menos um ano e enviar um e-mail direcionado. Ou até mesmo criar uma lista no WhatsApp para manter um contato mais próximo.

A mensagem pode ser algo nessa linha de raciocínio:

“Vi aqui que você não compra com a nossa agência há mais de um ano. Quero te ajudar a viver ótimas experiências sem estourar seu orçamento. Por isso, a Monde Turismo está preparando ofertas incríveis para a Black Friday”.

Assim você vai conseguir reforçar o relacionamento com o consumidor, ou seja, fazer com que ele se lembrar da sua agência, além de ter novas oportunidades para vender.

No Monde você consegue puxar essa lista de contatos com muita facilidade. Olha só:

como vender mais viagens na Black Friday

Você também consegue personalizar o período para buscar qualquer quantidade de dias. O Monde vai trazer os cadastros e é possível exportar a lista de contatos para disparar um e-mail marketing através de uma ferramenta (como o Benchmark, que mostrei anteriormente).

11- Crie uma campanha para os seus melhores clientes, oferecendo propostas exclusivas

Do mesmo jeito que você pode buscar o público que não compra há um tempo com a sua agência, é interessante mostrar aos seus melhores clientes que eles são especiais.

Então, busque em seu sistema ou planilhas os melhores clientes (que podem ser os que mais compram ou os que trazem mais receita) e crie um e-mail com ofertas exclusivas. Por exemplo:

“Você é um dos melhores clientes da Monde Turismo. E para te agradecer pela confiança e parceria, eu trouxe ofertas exclusivas”.

Assim a pessoa vai se sentir importante. 

PS: no Monde você consegue puxar uma lista desses clientes através do relatório “Ranking de clientes”. 

Conclusão

Prepare a sua equipe para a Black Friday. Alinhe as promoções e o atendimento para que tudo dê certo!

Espero que este material te ajude a vender muitas viagens na Black Friday. 

Qualquer dúvida, pode deixar nos comentários. Vai ser um prazer te ajudar!

2 Comments

  1. Vanessa Rubio

    Eu amei estas dicas! Obrigada por estas aulas e ajuda! São fantásticas! Só não consegui abrir a parte de dicas de email, aparece uma permissão com acesso negado.

    • Isabela Braga

      Olá, Vanessa! Obrigada pelo retorno, fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Vou te mandar as dicas no seu e-mail, ok? Grande abraço.

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