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Facebook: como melhorar o alcance orgânico da sua agência de viagens

Isabela Braga

por Isabela Braga
Marketing de conteúdo
isabela.braga@monde.com.br

As empresas competem por atenção nas redes sociais o tempo todo. Por isso, é importante que você entenda o que é o alcance orgânico e como trabalhar suas publicações para alcançar mais seguidores.

O Facebook anunciou em 2017 que chegou a marca de 2,072 bilhões de usuários ativos por mês. Um número realmente incrível de pessoas interagindo todos o dias.

Pensando nisso, é importante que sua agência de viagens esteja presente e que suas publicações consigam alcançar o seu público.

Para te ajudar, irei falar neste artigo sobre:

  • Alcance orgânico;
  • Priorização de postagens;
  • Dicas para melhorar o alcance orgânico das suas postagens;
  • Frequência de postagem ideal no Facebook;
  • Melhores práticas no uso de imagens.

Continue lendo para melhorar o alcance orgânico das suas publicações nessa rede social.

Alcance orgânico: o que é?

Nas palavras do próprio Facebook: “o alcance orgânico é o número total de pessoas que viram suas publicações por meio de uma distribuição não paga”.

Não é segredo para ninguém que as empresas disputam pela atenção dos usuários, afinal, a competição para ser notado no meio online está cada vez mais acirrada.

Para entender a importância do alcance orgânico é preciso entender, em primeiro lugar, que nem todo público que visita e curte a sua fanpage irá visualizar todas as suas postagens de fato.

E como fazer para que sua página e seus conteúdos estejam bem posicionados no Facebook? Para conseguir isso, iremos falar sobre como essa rede social trabalha seus algoritmos para priorizar páginas e publicações.

Priorização de postagens

Imagina como seria sua experiência com o Facebook se ao entrar você visualizasse todas as atualizações de amigos e páginas que você curte. Seria tanta informação que te deixaria perdido.

Com bilhões de usuários, o Facebook precisava encontrar uma maneira de filtrar publicações para não poluir o feed de notícias com coisas não relevantes de acordo com o perfil de cada pessoa.

Por isso, o algoritmo EdgeRank foi criado, que tem o papel de determinar qual alcance as publicações de uma fanpage terão de acordo com o histórico dos usuários da rede.

É uma forma de apresentar conteúdos úteis, baseando-se no histórico de consumo.

Isso significa que o algoritmo analisa o seu comportamento, desde comentários e curtidas, até postagens que você ignora, para entender sua preferência e tornar sua experiência cada vez melhor.

É importante entender este ponto, pois você precisa ter uma estratégia definida e conhecimento do seu público para criar conteúdos que serão realmente relevantes, caso contrário, não alcançará uma parcela considerável dos consumidores que acessam todos os dias o Facebook.

Como melhorar o alcance orgânico das suas publicações

Com o EdgeRank, o alcance orgânico de páginas empresariais diminuiu consideravelmente.

Por isso, é essencial que você realize algumas ações que te ajudarão a aparecer para o público, mesmo sem investimento pago. Trouxe algumas dicas:

1- Defina as personas da sua agência

A persona é a representação fictícia do seu cliente ideal criada a partir de dados reais de comportamento, localização, consumo de conteúdo, perfil de compra, até histórias pessoais e motivações.

Falando do ponto de vista de marketing (digital e de conteúdo), a criação de uma persona para sua agência de viagens é fundamental.

Isso porque quanto mais você entende do perfil de consumidores que compram da sua agência, mais direcionado será o conteúdo disponibilizado, as campanhas de marketing e o atendimento, gerando, consequentemente, mais chances de concretizar as vendas e menos desperdício de dinheiro em ações que não trarão o resultado esperado.

Para que você consiga estruturar a persona da sua agência de viagens, acesse o artigo: como criar a persona da sua agência de viagens.

2- Faça publicações quando seus fãs estiverem online

É óbvio que a taxa de engajamento será maior se as publicações aparecerem nos horários que o seu público está usando o Facebook.

E como descobrir quando eles estão online? Utilize o Facebook Insights para analisar.

Para visualizar essa métrica, entre na página da sua agência (perfil business). No topo você irá encontrar alguns botões. Clique em “Informações”.

alcance orgânico no Facebook

Por padrão, o Facebook irá puxar os dados dos últimos 7 dias, mas você pode mudar para analisar outros períodos: o dia anterior ou 28 dias.

Do lado esquerdo da tela você verá várias abas. Clique em “publicações”.

alcance orgânico no Facebook

Este relatório mostra quando as pessoas que curtem a sua fanpage estão online. Você deve analisar os horários de pico para planejar as publicações e, consequentemente, ter um alcance orgânico mais elevado.

Se quiser entender mais sobre o Facebook Insights e outras métricas que você pode analisar, como:

  • Curtidas na página;
  • Ações na página;
  • Alcance;
  • Envolvimento com a publicação.

Leia o artigo: como medir o engajamento do seu público com a fanpage da sua agência de viagens.

3- Republique posts antigos

Outra estratégia para aumentar o alcance orgânico, é republicar conteúdos antigos. Mas para isso você deve selecionar conteúdos atemporais, ou seja, que contenham assuntos que não ficam desatualizados.

Por exemplo: faz 1 mês que você disponibilizou um material com dicas de restaurantes em Buenos Aires. Se você publicá-lo novamente, a chance de um novo público ser alcançado é grande. Além de melhorar o alcance, você diminui o tempo na produção de conteúdo.

Mas não adianta fazer uma postagem hoje e em 2 dias republicar. Tenha bom senso para que a experiência do usuário não seja prejudicada.

Para que você consiga organizar quando irá postar e repostar artigos, use nossa planilha de organização de publicações em redes sociais. Acesse clicando aqui.

4- Estimule comentários e interação do público

Para estimular essa interação, você pode pedir aos seguidores para deixarem comentários e perguntas no final das publicações.

Também peça para que eles mandem possíveis temas de conteúdo. Dessa forma, você consegue produzir materiais baseados no que seus seguidores estão pedindo.

Essa é uma forma de fazer com que o conteúdo volte para o feed de notícias, estimulando a troca de comentários. E claro, sempre responda o público, tire dúvidas e interaja.

5- Crie enquetes na Fanpage

Enquetes costumam gerar muito engajamento do público e possibilitam que você colha feedbacks valiosos. Um exemplo de enquete seria:

Opção 1: Grupo para Disney

Opção 2: Grupo Terra Santa e Roma

Se você está se preparando para lançar um novo grupo, com essa enquete será possível interagir com o público e ainda ter uma ideia da preferência de destino.

Para criar uma enquete, clique para escrever uma nova publicação. Nas opções você encontrará o botão “enquete”. Basta montar com as opções e um texto de interação para que o público responda.

alcance orgânico no Facebook

Bônus: frequência de postagem no Facebook + Checklist de otimização da fanpage

As redes sociais são dinâmicas e promovem muita interação entre pessoas. Por isso, é recomendado que você não deixe de atualizar a sua fanpage diariamente.

Os conteúdos podem ser variados: um dia um material com dicas, no outro uma publicação levando para um conteúdo externo, depois uma enquete…

Enfim, existem muitas maneiras de não deixar sua página abandonada.

Falando rapidamente de imagens:

Aposte em imagens de qualidade, pois com as milhares de publicações diárias, uma pessoa só irá parar para ler um texto na rede social se algo chamar atenção. A imagem faz isso!

Dados sobre engajamento em postagens com imagens, segundo o Facebook:

93% das publicações mais engajadas possuem imagens;
53% mais curtidas em postagens com fotos;
104% mais comentários em conteúdos visuais.

Checklist de otimização da fanpage

Acesse aqui um checklist completo para manter a fanpage da sua agência atualizada e gerando resultados.

Conclusão

Estude essas dicas e as incorpore em suas estratégias de publicações no Facebook. Elas irão ajudar na visibilidade da sua agência de viagens no meio online.

E claro, se tiver mais dicas para compartilhar, deixe nos comentários.

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