4 estratégias para se tornar persuasivo e vender mais

Texto: Paula Sasseron 

O processo de vendas em uma agência de viagens exige comunicação estratégica, pois essa comunicação permite que o vendedor seja mais persuasivo, aumente o poder de fechamento e, consequentemente, melhore os resultados da agência. Neste artigo trouxe 4 formas de ser mais persuasivo em seus processos de venda. São dicas simples, que podem ser aplicadas imediatamente após ler este artigo.

Confiança e conhecimento criam autoridade

Quando você vai comprar um produto ou serviço de uma empresa, você quer estar 100% seguro da contratação, certo? Com o seu consumidor não é diferente! Para transmitir confiabilidade, você precisa estar bem preparado, saber todos os detalhes e cronogramas dos roteiros e oferecer um atendimento único!

Tenha em mente que estudar é uma tarefa que exige esforço diário, mas que te transforma em um agente confiante, que além de passar segurança ao cliente, o deixa inteiramente satisfeito no final da negociação. Reflita: um consumidor satisfeito influencia cerca de 4 pessoas do seu convívio, já um insatisfeito influencia até 11 pessoas. Por isso, busque ser o melhor estando preparado para as perguntas que seu cliente irá fazer!

Uma forma de fazer isso é estudar destinos e roteiros com frequência para não precisar procurar no momento que estiver em atendimento. Também saiba curiosidades e informações relevantes de lugares, hotéis, cias aéreas etc. Assim você pode sempre oferecer um diferencial que fará com que o cliente lembre-se de você!

Entenda o que o cliente espera de você e da sua Agência de Viagens

Tenha sempre empatia pelo cliente, escute-o com o máximo de atenção e entenda a fundo o que ele quer antes de simplesmente lhe oferecer diversas opções!

Lembre-se que para vender com sucesso é preciso conquistar o cliente, e a insistência desenfreada no que ele não precisa é uma péssima abordagem. Escute 80% e fale apenas 20%. É importante entender que o cliente tem expectativas: ele quer ser bem atendido, quer sair da agência satisfeito com a escolha que fez, e principalmente, quer se sentir seguro antes, durante e depois da viagem.

Por isso, a experiência que o cliente espera ter, não é só na viagem, mas desde a sua primeira interação com ele! Não se concentre apenas em vender, pois a palavra aqui é ajudar durante cada contato e fortalecer o relacionamento. 

Trabalhe o storytelling da marca e da empresa

Storytelling é o conceito da construção de uma história, essencial no desenvolvimento da persuasão, já que é uma ferramenta muito importante para gerar empatia, criar relações e fidelizar o seu cliente.

Um bom exemplo para situar o cenário da utilização dessa estratégia de narrativa, é o agente de viagens viajante, que além de contar a trajetória da própria agência, também pode compartilhar diversas vivências com os possíveis clientes. Contar histórias de experiências felizes que você teve em um destino é muito mais eficaz para despertar interesse do que apenas dizer que tal pacote está entre os mais vendidos.

Saiba usar corretamente bons gatilhos mentais

Imagine uma macarronada deliciosa, super suculenta, com bastante carne por cima e muito leite condensado com camadas de nutella. Será que esta macarronada ficaria deliciosa ou um desastre? Isso vai variar de paladar para paladar, mas é fato que por alguns instantes você pensou em uma macarronada, super inusitada, enquanto lia um artigo para agentes de viagens.

Por que isso aconteceu? Por que você pensou na macarronada (e talvez ainda esteja pensando)? Porque nossa mente não consegue não reagir a gatilhos mentais. Não tem como não pensar em um elefante, após eu falar sobre elefante (tá pensando em elefante, não é?).

Diversos são os gatilhos mentais e eles são poderosíssimos na persuasão e nas vendas. É muito provável que você já tenha comprado algo, após ser “vítima de um gatilho”. É só hoje! Últimas unidades! A lista é grande, por isso trouxe os mais usados para você!

  • Gatilho da escassez

O gatilho mais utilizado é o da escassez, que responde a velha máxima do “teve que perder para dar valor”. É uma tática que trabalha com a lógica do cérebro e que lhe instiga a tomar uma decisão de modo mais rápido visto que sua demora pode ocasionar a perda da condição ou oportunidade.

Exemplo: Últimos 2 dias para aproveitar este pacote promocional para Miami. Você não pode perder essa chance!

Ele pode ser usado junto com outro gatilho, o do medo. Ou seja, além do sentimento de perda gerado pela escassez, o cliente pode sentir medo de nunca mais conseguir aquela condição ou aquela viagem.

  • Gatilho de autoridade

Outro importante exemplo de gatilho é o que demonstra que a sua agência é a melhor, a autoridade quando o assunto é contratar uma boa viagem, sem dores de cabeça ou falhas no roteiro. Esse gatilho pode ser bem explorado através de slogans como “Viaje com quem entende do assunto”, mostrando que sua agência entende de verdade o que o cliente precisa.

Muitas vezes a gente acaba fazendo referência a marcas que já viraram autoridade sem perceber. Coisas como: eles estão no mercado há mais de 10 anos, mais de 1500 pessoas já viajaram com eles, possuem milhares de seguidores, etc. Tudo leva a uma única conclusão: são confiáveis, posso comprar com eles.

  • Gatilho de novidade

Sabe aquele pacote de viagens que sua agência está lançando agora? Ele é uma incrível novidade que o seu cliente receberá de braços abertos desde que você saiba utilizar esse gatilho! As pessoas gostam do que é novo mesmo que sejam poucas as diferenças.

Trate a novidade como a cereja do bolo e dê total importância a ela. Faça com que o seu cliente perceba que essa novidade vai impactar sua vida e sua viagem! Além disso, você pode unir esse gatilho fortemente ao gatilho da escassez. Ou seja, você tem algo novo, exclusivo (para poucos) e que pode acabar a qualquer momento.

Aplicando essas 4 formas, suas vendas podem melhorar bastante e seus clientes ficarão felizes em comprar de você. Além disso, sua agência começará a ser cada vez mais indicada e bem vista no mercado, o que causará um grande impacto positivo para a sua marca!

Lembre-se, são dicas simples e rápidas de serem aplicadas, você pode usá-las agora mesmo e vender mais, melhorando sua persuasão.

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